Vamos

Ovar explode em festa: o Carnaval está (mesmo) quase a começar

Notícias de Coimbra | 5 minutos atrás em 22-01-2026

Com dezenas de propostas, iniciativa prolonga-se até ao dia 17 de fevereiro.

PUBLICIDADE

publicidade

É já sábado, 24 de janeiro, que inaugura o Carnaval de Ovar. A festa é para todos e é exatamente assim que começa, num serão cheio de ritmo em que todos são convidados a celebrar a alegria do Carnaval. A iniciativa arranca às 22:00, na Praça da República e culmina no Mercado Municipal. É aqui o epicentro da celebração. Depois do já tradicional espetáculo pirotécnico, em destaque “Os Melhores Sambas de Cá”, uma proposta inédita que vem recordar sambas-enredo das quatro escolas de samba do concelho. A entrada é gratuita.

PUBLICIDADE

Entre elementos das quatro escolas de samba do concelho e representantes dos vários Carnavais da região Centro, são quarenta artistas que trazem o ritmo do Carnaval de Ovar, numa viagem ao passado, que vem provar o futuro das tradições.

O espetáculo, no Mercado Municipal, convida a reviver alguns dos sambas-enredo que mais marcaram o Carnaval de Ovar das quatro escolas de samba – Charanguinha, Costa de Prata, Juventude Vareira e Kan-Kans. No programa haverá ainda tempo para uma viagem ao país irmão, para revisitar os temas carnavalescos que todos sabem de cor. Tudo isto num espetáculo interativo, em que o público é convidado a participar. As letras das músicas vão passar em karaoke, porque o Carnaval quer celebrar a diversidade, a uma só voz.

A participação do público é premissa do primeiro ao último minuto. Já na Praça da República a festa inicia com um divertido baile, ao ritmo da Batucada Radical. Depois, todos são convidados a fazer caminho e a juntar-se à arruada pelo centro da cidade de Ovar a que se juntam os divertidos gigantones e a Banda do Lau.

“Não podíamos começar esta festa de outra maneira, de forma popular, numa celebração a que todos são chamados, que homenageia as tradições e valoriza a nossa identidade, porque é dessa matéria que é feito o nosso Carnaval”, explica Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, que antecipa a primeira explosão de alegria. “A entrada é gratuita e se as condições meteorológicas forem desfavoráveis, o Mercado Municipal tem condições para garantir toda a programação, assegurando o conforto de todos e a qualidade dos espetáculos previstos”, resume.

Seguem-se 25 dias de folia. O Carnaval de Ovar sai às ruas e, até 17 de fevereiro, traz dezenas de propostas. Desde os desfiles tradicionais, às iniciativas sociais, à animação musical aqui todos encontram o seu Carnaval.

Em jeito de antevisão, as iniciativas iniciam-se durante a tarde e o convite é visitar a Aldeia do Carnaval – o local onde os grupos preparam os grandes desfiles. De regresso está a visita encenada e guiada “Aleg(o)ria – Uma Leitura ao Carnaval de Ovar”, às 15h, que de forma inusitada convida a uma visita hilariante, à história e às raízes da tradição. A iniciativa conta com interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Segue-se, às 16h30, uma oficina criativa que vai ensinar a criar um acessório de carnaval, promovida pelo Grupo de Passerelle “Melindrosas”.

Há um novo desafio: O Escape Mission Outdoor, que desafia os participantes a resolver enigmas em equipa. Inspirado na história, nas tradições e nas personagens do Carnaval de Ovar, está a forma mais divertida, inovadora e aventureira de descobrir o património e as tradições locais. A iniciativa, autónoma, está disponível de 24 de janeiro a 17 de fevereiro.

Estas iniciativas têm participação gratuita, mas requerem inscrição prévia obrigatória em: turismo@cm-ovar.pt / 256 509 153 / 930 409 207.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE