Manter a porta do quarto fechada durante a noite pode ser um gesto simples, mas decisivo para salvar vidas em caso de incêndio doméstico.
O alerta é feito por especialistas em segurança contra incêndios, que sublinham a importância deste hábito, especialmente durante o período em que a maioria das pessoas está a dormir.
De acordo com dados do Fire Safety Research Institute, cerca de metade das mortes em incêndios domésticos ocorre entre as 23:00 e as 7:00, altura em que as pessoas se encontram mais vulneráveis e com menor capacidade de reação. Em situações de incêndio, o tempo médio para escapar pode ser inferior a três minutos.
PUBLICIDADE
A especialista em segurança Jennifer Williams explica que uma porta fechada abranda a propagação do fogo e do fumo, ao limitar o contacto com o oxigénio, criando uma barreira de proteção que pode garantir minutos preciosos para reagir, pedir ajuda ou sair em segurança, explica o Notícias ao Minuto.
Além de fechar a porta do quarto, os especialistas recomendam manter os detetores de fumo operacionais, definir planos de emergência familiares e evitar o uso de eletrodomésticos durante a noite, sobretudo os que produzem calor.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE