Portugal

Ondas até 10 metros e fortes rajadas de vento: passeios à beira mar desaconselhados

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 21-01-2026

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertaram hoje para um agravamento significativo das condições meteorológicas e da agitação marítima em Portugal continental, entre quinta-feira e domingo, recomendando medidas de precaução à população e às comunidades marítimas.

Numa nota publicada na sua página da ‘Internet’, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) informa que o agravamento das condições do mar e do vento deverá acontecer a partir das 18:00 de quinta-feira e prolongar-se até às 18:00 de domingo.

A previsão aponta para ondulação de oeste-noroeste, com altura significativa entre cinco e sete metros, podendo atingir entre seis e oito metros entre sexta-feira e domingo, e, em algumas zonas a sudoeste, valores entre oito e 10 metros, com altura máxima de 16 metros.

PUBLICIDADE

São igualmente esperados ventos do quadrante norte a noroeste, com intensidade média entre 55 e 75 quilómetros por hora e rajadas que podem atingir os 110 quilómetros por hora.

Face a estas condições, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendam, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, o regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução.

Aconselham, igualmente, o reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas, bem como a manutenção de um estado de vigilância permanente por parte dos marítimos, acompanhando a evolução da situação meteorológica através das previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e das informações das capitanias.

“À população em geral desaconselha-se a prática de passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como a prática de atividades em zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação. Em especial, deve ser evitado o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba, sendo essencial que se adote uma postura preventiva, não se expondo desnecessariamente ao risco”, alertam.

Dez distritos de Portugal continental foram colocados na terça e até hoje sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 04 a 05 metros, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE