MOBILIDADE

Confirmado! Novo CLA elétrico da Mercedes é o automóvel mais seguro do ano

Notícias de Coimbra | 22 minutos atrás em 21-01-2026

Apresenta um nível muito elevado de proteção para ocupantes adultos, crianças e utentes vulneráveis da via.

O novo Mercedes‑Benz CLA elétrico alcança a classificação máxima de cinco estrelas nos atuais testes do Euro NCAP e, graças a resultados individuais excecionais, assume a primeira posição entre todos os modelos de todas as marcas testados pelo instituto de segurança em 2025.

Em todas as quatro áreas de segurança avaliadas, o Mercedes‑Benz CLA elétrico apresenta os melhores resultados: proteção dos ocupantes adultos, proteção das crianças, proteção dos utilizadores vulneráveis da via e sistemas de assistência à segurança.

PUBLICIDADE

Jörg Burzer, Membro do Conselho de Administração da Mercedes‑Benz Group AG e diretor de Tecnologia (CTO), Desenvolvimento e Aprovisionamento, disse que “redesenhámos o CLA a partir do zero. Isto inclui também o desenvolvimento das funcionalidades de segurança que fazem parte do ADN da Mercedes”.

“A confirmação por uma organização independente como o Euro NCAP de que o CLA é o veículo mais seguro testado em 2025 destaca, uma vez mais, a experiência consolidada e o compromisso permanente”, frisou.

Isto significa que o CLA elétrico não só lidera a categoria “Veículos Familiares Compactos”, como também ocupa o primeiro lugar absoluto entre todas as classes em 2025. Segue, assim, os passos do Mercedes-Benz Classe E, que o Euro NCAP distinguiu como “Best Performer” no ano passado.

O Euro NCAP (European New Car Assessment Programme) é uma associação de ministérios dos transportes europeus, clubes automóveis e associações de seguros, responsável pela realização de testes de colisão e avaliações completas de segurança. O novo CLA elétrico foi desenvolvido de base com os mais avançados conceitos de segurança como prioridade.

O objetivo é claro: a Mercedes‑Benz pretende oferecer o automóvel mais seguro do seu segmento. Os novos sistemas de assistência à segurança de série podem prevenir muitos acidentes.

Caso ainda assim ocorra um acidente, as zonas de deformação programada, a estrutura rígida do habitáculo e os sistemas de retenção são especificamente concebidos para minimizar a probabilidade de ferimentos graves.

Em 2026, a Mercedes‑Benz assinala 140 anos desde a invenção do automóvel. Ao longo da sua história, a empresa estabeleceu repetidamente referências na indústria, transformando investigação pioneira em segurança em tecnologias comprovadas e produzidas em série — desde sistemas de segurança passiva e ativa até sistemas avançados de assistência à condução —muitas vezes introduzindo‑as primeiro no mercado e estabelecendo padrões que mais tarde se tornaram comuns em toda a indústria.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE