A Fundação ADFP reforçou a sua resposta social na área da infância com a contratação de duas novas educadoras, permitindo a abertura de mais duas salas de creche e o acolhimento de um maior número de crianças, dando resposta às necessidades das famílias do concelho de Miranda do Corvo.
Concluído este investimento, a Fundação encontra-se já a avaliar a possibilidade de criação de uma nova creche em Lamas, a instalar no Centro Social da Fundação ADFP, caso a área disponível do edifício o permita.
O Centro Infantil Confiança, da Fundação ADFP, em Miranda do Corvo, entra em 2026 com uma capacidade reforçada e melhores condições para acolher crianças e apoiar as famílias. Esta nova fase resulta de uma profunda reabilitação do edifício, realizada com apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da Componente C03 – Respostas Sociais.
PUBLICIDADE
A instituição reabriu portas na segunda-feira, dia 5 de Janeiro, assinalando o início de uma nova etapa marcada pela melhoria das condições físicas e pedagógicas e pelo aumento da resposta social. A intervenção representou um investimento global de cerca de 539 mil euros, dos quais 296.772 euros foram financiados pelo PRR, a que acresce um apoio de 52.234 euros destinado à aquisição de novo mobiliário, cuja instalação decorrerá ao longo do primeiro trimestre do ano.
Com esta obra, a valência de Creche registou um crescimento significativo, passando de 70 para 104 vagas, numa resposta directa ao aumento da procura por parte das famílias de Miranda do Corvo. Já a oferta de Pré-Escolar foi ajustada para 75 lugares, tendo em conta a existência de uma resposta pública assegurada pelo município.
Este investimento enquadra-se na estratégia do PRR de reforço das infra-estruturas sociais e educativas, promovendo a coesão territorial, o apoio às famílias e a criação de melhores condições para o desenvolvimento das crianças.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE