Educação
Instituto Superior Miguel Torga atribui “Prémio Justiça e Liberdade” a Eduardo Paz Ferreira
O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) vai instituir o “Prémio Justiça e Liberdade” e atribuí-lo anualmente na cerimónia do seu aniversário, o “Dia do ISMT”.
No sábado, 24 de janeiro, data em que celebra 89 anos, o primeiro distinguido pela instituição de ensino superior de Coimbra será Eduardo Paz Ferreira, advogado nascido nos Açores e professor jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. A partir desta edição inaugural, o prémio passará a ter o seu nome – irá chamar-se “Prémio Justiça e Liberdade Eduardo Paz Ferreira”.
“Com este prémio o Instituto Superior Miguel Torga afirma, de forma simbólica e substantiva, dois valores fundadores da sua identidade: a justiça social e a liberdade”, afirma Manuel Castelo Branco, presidente do ISMT. “O prémio estabelece uma ponte entre o fundador do instituto, Bissaya Barreto, profundamente comprometido com a justiça social, e o pensamento do patrono da instituição, Miguel Torga, cuja obra e percurso são uma expressão maior da liberdade intelectual, cívica e artística”.
PUBLICIDADE
A atribuição do prémio na sua edição inaugural a Eduardo Paz Ferreira representa a homenagem da instituição ao jurista, docente e ator cívico de referência na vida nacional. “O percurso académico, profissional e de intervenção pública de Eduardo Paz Ferreira reflete uma reflexão constante sobre o papel do Direito, do Estado e das finanças públicas na promoção da cidadania e da coesão social”, afirma Manuel Castelo Branco.
Na manhã de sábado Eduardo Paz Ferreira não será o único laureado no “Dia do ISMT”. Na celebração dos seus 89 anos, o Instituto Superior Miguel Torga vai inaugurar também o “Prémio de Investigação Científica”, destinado a distinguir todos os anos um docente ou investigador dos seus quadros pelo trabalho de produção de conhecimento. O trabalho de pesquisa a premiar pode ser desenvolvido em teses de mestrado ou de doutoramento, ou em projetos de investigação no âmbito da instituição e dos seus parceiros nacionais ou internacionais.
Na mesma cerimónia haverá também a entrega formal do Certificado de Finalista aos alunos que terminaram os cursos de licenciatura, assim como o Diploma aos que concluíram os mestrados, em 2025. Serão entregues Diplomas de Mérito aos melhores alunos do ISMT no ano letivo anterior.
O programa contará com uma “Sessão de Reconhecimento”, na qual vão ser homenageadas várias personalidades. A primeira será Emílio Torrão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho até outubro de 2025 e ex-presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), que é a proprietária do Instituto Superior Miguel Torga. Também José Manuel Silva, ex-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, será distinguido.
Três deputados da Assembleia da República – Pedro Delgado Alves, do PS, Maurício Marques, do PSD, e Paulo Seco, do Chega – serão igualmente homenageados pelo ISMT pela forma como apoiaram a instituição no período difícil que se seguiu à intenção da A3ES, a agência de avaliação e acreditação do ensino superior em Portugal, de não acreditar a instituição a partir de 2024. Pelos mesmos motivos, também o presidente da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado – APESP, António de Almeida-Dias, será distinguido na sessão.
“Esta homenagem é um gesto de gratidão desta Escola de Coimbra para com personalidades que foram fundamentais nos últimos dois anos para manter vivo, a funcionar, a ensinar e a produzir conhecimento, o Instituto Superior Miguel Torga”, afirma o seu presidente, Manuel Castelo Branco. “É um gesto simples, mas sentido, pelo contributo que estão a dar para manter aceso este farol de conhecimento e de serviço público na cidade de Coimbra e na sua região”.
A abertura da cerimónia estará a cargo de Manuel Castelo Branco, que apresentará os novos prémios e fará o elogio dos distinguidos e homenageados. Falará depois Rui Morais, presidente da Associação de Estudantes do ISMT. Ana Abrunhosa, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, e Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede e recentemente eleita presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, intervirão também antes da entrega dos prémios.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE