Empresas

Colt testa com sucesso (e pela primeira vez no mundo) a encriptação quântica nas redes transatlânticas 

Notícias de Coimbra | 29 minutos atrás em 20-01-2026

A Colt Technology Services (Colt), anuncia hoje que concluiu  com sucesso um novo teste nas ligações transatlânticas, pioneiro à escala mundial, que testou a segurança do tráfego de dados contra as ameaças advindas da computação quântica.

A empresa transmitiu dados a 100GbE com sucesso através das suas redes terrestres e submarinas transatlânticas, utilizando para tal encriptação segura contra ataques quânticos, suportada por soluções da Nokia e da Adtran.

Este teste é o mais recente de um vasto conjunto de projetos-piloto desenvolvidos pela Colt com parceiros internacionais, com o intuito de explorar novas formas de proteger o tráfego que circula na sua rede de fibra ótica contra as ameaças resultantes da computação quântica.

PUBLICIDADE

Trata-se de um avanço muito significativo na segurança do tráfego global de Internet, que suporta cargas de trabalho de IA, streaming e serviços cloud empresariais entre a Europa e os EUA, no corredor submarino mais movimentado do mundo. O cabo Grace Hopper, elemento crítico da infraestrutura utilizada neste ensaio, acrescenta 352 Tbps de capacidade a esta rota estratégica, reforçando o seu papel como a espinha dorsal da conectividade a nível global.

Buddy Bayer, Chief Operating Officer da Colt Technology Services, afirmou a este propósito: “Num contexto de crescentes ameaças quânticas, este teste sublinha o compromisso da Colt em assegurar ligações resilientes e preparadas para o futuro, mantendo os seus clientes um passo à frente e apoiando o desenvolvimento de soluções que contribuem para impulsionar a economia mundial.”

Em 2026, a Colt irá também disponibilizar serviços resilientes preparados para a computação quântica, tanto em redes terrestres como submarinas, incluindo soluções baseadas em Pre-Shared Key (PSK), Criptografia Pós-Quântica (PQC), Distribuição de Chaves Quânticas (QKD) e modelos híbridos. Estas soluções são ideais para:

  • Empresas que procuram ligações resilientes, seguras e preparadas para o futuro, à escala global;
  • Parceiros tecnológicos estratégicos e alianças que exploram a integração de soluções de segurança face às ameaças que advêm da computação quântica;
  • Instituições financeiras e prestadores de cuidados de saúde que exigem proteção robusta para os seus dados sensíveis em trânsito;
  • Setores governamental e da defesa, que dão prioridade à segurança nacional, à resiliência e à conformidade;
  • Inovadores da indústria e programadores que desenvolvem aplicações e serviços seguros para a era da computação quântica.

Este marco histórico assenta na evolução consistente dos projetos-piloto de segurança quântica levados a cabo pela Colt, incluindo o ensaio conduzido na sua rede em abril de 2025 com a Nokia e a Adtran, e nos progressos alcançados no âmbito da criptografia quântica baseada no espaço. A extensão da segurança quântica terrestre e espacial às rotas submarinas, consolida o compromisso da Colt com uma conectividade global de ponta a ponta, preparada para a era da computação quântica.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE