Um adolescente de 17 anos foi condenado a seis anos de prisão por uma fraude de quase 500 mil euros envolvendo uma plataforma de venda de cosméticos online.
O jovem, residente em Xangai, descobriu uma falha no processo de reembolso da plataforma, que permitia o pedido de devoluções com números de rastreamento falsificados. Aproveitando-se disso, ele criou várias contas, fez milhares de compras e obteve reembolsos fraudulentos, que totalizaram 4,76 milhões de yuans (cerca de 585 mil euros).
O jovem revendeu os produtos adquiridos em plataformas de segunda mão, lucrando cerca de 4,01 milhões de yuans (490 mil euros), explica o South China Morning Post.
PUBLICIDADE
Ele gastou rapidamente o dinheiro em itens de luxo, como telemóveis e roupas de marca. A fraude só foi descoberta em março de 2024, quando a plataforma notou um volume anormal de devoluções não processadas fisicamente.
Após investigação, Lu foi detido e condenado em julho de 2025. Embora as fraudes de grandes montantes possam resultar em penas de até 10 anos na China, a sentença foi reduzida devido à sua idade na altura dos crimes.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE