Região

“Abrigo comunitário Jorge Mendes representa uma mais valia para a aldeia”

Notícias de Coimbra | 22 minutos atrás em 17-01-2026

A inauguração do “Abrigo Comunitário Jorge Mendes”, em Ferraria de São João, no concelho de Penela, é vista pela população local como uma enorme mais-valia, especialmente para a segurança da aldeia, tendo em conta o flagelo vivido em 2017 com os incêndios que devastaram a região

Isilda Mendes, residente da aldeia e testemunha do drama daquele ano, partilhou a sua visão sobre o impacto desta nova infraestrutura, destacando a importância do abrigo não só para situações de calamidade, mas também como um local de convivência social.

“Este abrigo para nós é uma mais-valia. Para além de ser algo bom para a aldeia, não só para os fogo, mas também para eventos sociais. É uma maravilha, uma coisa inesquecível mesmo. Muito boa”, afirmou emocionada Isilda, destacando o valor da obra para a comunidade.

PUBLICIDADE

Quando questionada sobre o incêndio de 2017, que devastou grande parte da região centro de Portugal, Isilda não escondeu o impacto do desastre.

“Sim, lembro-me muito bem. Eu já vi vários fogos aqui, mas como aquele nunca vi. Aquilo parecia um autêntico inimigo que vinha aí. Ardeu até perto de algumas casas. Foi muito aflitivo porque tínhamos os bombeiros, mas eles não podiam entrar nem sair para buscar água. Estava tudo rodeado de árvores a arder e era impossível”, recorda com emoção.

Para Isilda, o “Abrigo Comunitário Jorge Mendes” representa uma segurança adicional. “Sentimos mais seguros agora com este abrigo. Além disso, criámos a ZPA (Zona de Proteção da Aldeia), que também nos ajuda a proteger melhor as nossas casas. O sobreiral foi a nossa tábua de salvação, senão tinha ardido tudo”, contou, aliviada por ver a aldeia mais preparada para enfrentar futuros desafios.

O novo abrigo de Ferraria de São João, no concelho de Penela, foi hoje, 17 de janeiro, oficialmente batizado como “Abrigo Comunitário Jorge Mendes”.

O projeto representa um investimento de 300 mil euros, totalmente suportado pelo empresário e agente de futebol Jorge Mendes, que decidiu apoiar esta iniciativa de cariz social na região de Coimbra.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE