O Carnaval de Buarcos/ Figueira da Foz vai começar oficialmente no próximo dia 7 de fevereiro, com a chegada dos reis Luciana Abreu e Nuno Miguel.
Este ano, a organização do evento está a cargo da Junta de Freguesia de Buarcos, liderada por Rosa Batista, que assume a responsabilidade pela primeira vez.
“É uma grande responsabilidade por vários motivos. É a primeira vez que organizamos o Carnaval, logo após as eleições, e numa altura em que as freguesias se encontram separadas”, afirmou a autarca.
PUBLICIDADE
“É um Carnaval que acontece mais cedo este ano, o que vai coincidir com o Figueira Champions, e portanto tudo isto nos sufoca demasiado. Contudo estamos a dar o nosso melhor. Temos que assumir esta responsabilidade com elevação e estamos a fazer tudo para que isso aconteça.”, diz.
A chegada dos reis está marcada para sábado, dia 7 de fevereiro, às 14:30.
Em entrevista ao nosso jornal, a presidente da Junta de Freguesia de Buarcos explica: “Vão chegar à Estação às 14:30, fazem uma primeira paragem na Câmara Municipal e a seguir vão fazer o seu discurso de reinado Grupo Caras Direitas. São transportados num carro antigo dos Bombeiros Voluntários, gentilmente cedido pela corporação, e só esperamos que o São Pedro também colabore connosco”.
Nos três pontos do percurso atuam as escolas de samba GRES A Rainha, Novo Império e Unidos do Mato Grosso.
O programa continua no dia 13 de fevereiro, às 10:00, com o desfile infantil na Avenida do Brasil, que irá reunir cerca de mil crianças.
No dia 14, a partir das 21:30, também na Avenida do Brasil, realiza-se o desfile noturno das escolas de samba.
Já os corsos carnavalescos dos dias 15 e 17, às 15:00, contam com a participação das três escolas de samba, de três grupos a concurso e ainda com a presença, por confirmar, de um grupo convidado de fora do concelho.
A abertura do desfile carnavalesco ficará a cargo dos Mineiros do Asfalto, grupo motard sediado na Sociedade União Operária dos Vais, em Buarcos, com a colaboração do Motoclube de Buarcos.
“Queremos que haja uma perfeita simbiose entre o ritmo alucinante das escolas de samba, mas também dos grupos das coletividades que vão participar, (…) e de todos aqueles do Carnaval, folião, trapalhão, que também participam”, conclui.
Já durante a apresentação do Carnaval, o vereador Manuel Domingues afirmou que este ano o evento será “realizado por uma entidade que defende há muitos anos, a Junta de Freguesia de Buarcos”.
“Parece-me a entidade mais capacitada para organizar o Carnaval, especialmente neste contexto de desagregação das freguesias.”, reitera.
Para o Carnaval de 2026, a autarquia disponibilizou mais pontos de venda de bilhetes, que custam 5 euros para o desfile noturno e 6 euros para os desfiles de domingo e terça-feira.
A pré-venda decorrerá durante os ensaios técnicos das escolas de samba, no dia 24 de janeiro, em Buarcos.
O Carnaval de Buarcos-Figueira da Foz promete ser um evento repleto de tradição, música, cor e diversão, contando com forte participação da comunidade local e visitantes de outros concelhos.
Veja o programa o Carnaval e não perca nenhum momento desta festa imperdível:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE