Extra

Esta é a Zara mais antiga do mundo…e vai fechar!

Notícias de Coimbra | 3 horas atrás em 16-01-2026

Imagem: Zara| Alamy

A loja onde tudo começou vai mesmo fechar. A primeira Zara, inaugurada em 1975 por Amancio Ortega, na Calle Juan Flórez, na Corunha, vai fechar as portas no próximo dia 30 de janeiro.

Esta foi uma decisão tomada pelo grupo Inditex e avançada pelo jornal El Economista. A informaçãpo já foi comunicada aos proprietários do edifício e aos 11 trabalhadores da loja, que não ficarão desempregados, uma vez que serão integrados noutras lojas Zara na cidade.

O encerramento surge apesar de o espaço ter sido alvo de uma remodelação recente, realizada no ano passado para assinalar os 50 anos da marca. Ainda assim, a administração concluiu que a loja já não responde às atuais exigências do grupo, por se tratar de um espaço reduzido e incompatível com o novo conceito da Zara.

PUBLICIDADE

Apesar do encerramento, a Inditex prepara já uma novidade. No dia seguinte ao fecho, o grupo vai inaugurar um café Zacaffé na Rua Compostela, com entrada pela Plaza de Mina. O conceito já está presente em várias lojas Zara, nomeadamente em Madrid, na Calle Hermosilla, e em grandes cidades da China e do Japão. Em Portugal, a marca apostou numa cafetaria semelhante na Zara do Rossio, em Lisboa, uma das maiores do mundo, onde funciona o espaço Zara by Castro, conhecido pelos pastéis de nata.

Recorde-se que a Zara foi a primeira marca de vestuário criada por Amancio Ortega, depois de ter iniciado atividade na produção de roupa feminina através da Confecciones GOA. A estreia aconteceu a 9 de maio de 1975 e o êxito foi imediato. Ainda nesse ano, a 1 de dezembro, abriu a segunda loja, também na Corunha, na Calle Torreiro.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE