A Universidade de Coimbra (UC) lidera o primeiro polo regional em Portugal do projeto Novo Bauhaus Europeu, desenvolvido pela União Europeia, que promove a sustentabilidade, a inclusão e a beleza estética nos territórios europeus.
Trata-se do Coimbra Bauhaus Local Chapter, que reúne instituições académicas, científicas e culturais, autarquias e parceiros da sociedade civil e do setor industrial da região, com o objetivo de promover projetos inovadores e criativos, em torno dos valores deste novo movimento (inspirado no da Escola de Bauhaus das primeiras décadas do século XX).
PUBLICIDADE
“Defendo há muito que a Região de Coimbra se deve assumir como uma área metropolitana inovadora, refutando a lógica de ‘escritórios’ e ‘dormitórios’ das principais áreas urbanas do país, e promovendo, isso sim, uma lógica de mobilidade inteligente, coesão territorial e sustentabilidade nas suas mais variadas vertentes”, salientou o reitor da UC, em comunicado enviado à agência Lusa.
Segundo Amílcar Falcão, a região “precisa de uma área metropolitana inclusiva – espelho de beleza, ciência e cultura – centrada nas pessoas, na sua qualidade de vida e na proteção ambiental”.
Para o responsável, o Coimbra Bauhaus será uma iniciativa “verdadeiramente pioneira” a nível nacional, que vai ajudar a construir essa área metropolitana inclusiva, promovendo o diálogo, a cocriação e a experimentação à escala territorial, com projetos e iniciativas inovadoras que reconectem as comunidades com a natureza.
No âmbito do projeto Novo Bauhaus Europeu, a UC está envolvida em mais de 60 projetos cooperativos e de investigação em curso, que integram os valores da sustentabilidade, da inclusão e/ou da estética na transformação urbana e cultural.
Um deles – o CONVIVIUM – junta 10 parceiros de sete países, sob coordenação da UC, para preservar o património alimentar, apoiando os agricultores, envolvendo as comunidades e reformulando a relação entre alimentação, pessoas e meio-ambiente. Em 2024, recebeu um financiamento comunitário de 3,5 milhões de euros.
A UC é também parceira do projeto UTOPIZE, coordenado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra (e financiado em 2025 com cerca de quatro milhões de euros), que visa a transformação do espaço público, segundo os valores do Novo Bauhaus Europeu.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE