Primeira Página

Esta aldeia mágica fica a um “saltinho” de Coimbra. Já conhece?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 31 minutos atrás em 15-01-2026

Imagem: Visit Arouca

Que Portugal tem recantos mágicos não é novidade. Mas nem todos sabem que existe uma aldeia conhecida precisamente como “aldeia mágica”. Falamos de Drave, uma aldeia desabitada situada na Serra da Freita, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro, considerada uma das mais emblemáticas do país pela sua beleza natural e atmosfera única.

PUBLICIDADE

publicidade

Sem fadas ou figuras místicas, Drave conquista pelo seu encanto pitoresco, pelo silêncio e pela profunda ligação à natureza. A aldeia integra a área do Geoparque Mundial da UNESCO de Arouca, distinguido pelo seu património geológico e paisagístico.

PUBLICIDADE

O acesso à aldeia não é feito por estrada. Para chegar a Drave é necessário percorrer uma caminhada de cerca de quatro a cinco quilómetros, a partir da aldeia de Regoufe, através do conhecido Trilho Regoufe–Drave, muito procurado por caminhantes e amantes da natureza.

Apesar de estar desabitada, Drave mantém-se viva graças à ação dos Escuteiros de Portugal (CNE), que adotaram a aldeia e ali realizam campos de formação e ações de voluntariado, contribuindo para a limpeza e conservação do espaço. Também o comportamento responsável dos visitantes tem sido fundamental para preservar este local singular.

Em tempos, a aldeia foi habitada por famílias ligadas à mineração da zona de Regoufe. Hoje, atrai visitantes curiosos pelas casas em xisto, pela capela dedicada a Nossa Senhora da Saúde e pelos vestígios de antigos moinhos e fornos comunitários, pode ler-se na Versa.

Drave é igualmente procurada para visitas noturnas. A ausência total de poluição luminosa permite observar um céu estrelado impressionante, considerado um dos grandes atrativos da aldeia.

Rodeada por montanhas, ribeiras e quedas de água, Drave está encaixada num vale de grande beleza natural. O ribeiro de Palhais atravessa a aldeia, formando pequenas lagoas e cascatas onde muitos visitantes aproveitam para se refrescar nos dias mais quentes.

A aldeia mágica de Drave pode ser vista em detalhe na galeria de imagens, que revela um dos segredos mais encantadores do interior de Portugal.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE