A aldeia de Varziela, no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, tem uma longa história — e está agora prestes a iniciar um novo capítulo.
O responsável é João Amorim, mais conhecido nas redes sociais como Follow the Sun Travel, viajante português que percorre alguns dos destinos mais improváveis do mundo e que se apaixonou por este recanto esquecido do Norte do país.
PUBLICIDADE
Tudo começou em fevereiro de 2023, com uma publicação simples no Instagram da página Fundo da Aldeia da Varziela: “Varziela <3”. Meses depois, o sentimento transformou-se num projeto ambicioso. João Amorim decidiu comprar cerca de meia aldeia abandonada com um objetivo claro: criar um projeto de turismo rural sustentável, com capacidade para acolher quase 50 pessoas, respeitando a traça original das casas de pedra espalhadas por aquele que é um verdadeiro segredo perdido no Gerês.
Três anos após a compra, o projeto entra finalmente numa nova fase. As obras vão avançar. Depois de um trabalho aprofundado desenvolvido pelos arquitetos da Enark, do apoio do Município de Melgaço e da aprovação dos projetos, a construtora Near Construção está pronta para transformar os modelos 3D em realidade.
Ao contrário do que se poderia imaginar, o projeto tem contado com o apoio da população local. Aliás, a inspiração partiu precisamente de um antigo habitante da região. “A ideia partiu de um senhor chamado Fernando, que faleceu há pouco tempo e foi a última pessoa a nascer na Varziela. Mostrou muito entusiasmo com o projeto, explicou o que era meu, andou pela aldeia a falar com as pessoas e sugeriu a construção de plataformas atrás das casas”, contou João Amorim numa fase inicial do projeto ao Público.
No total, o plano prevê a recuperação de mais de dez casas, incluindo a transformação de antigos currais em espaços habitacionais. Apesar da modernização necessária, as construções irão manter a pedra original, apostando em grandes janelas de vidro, tetos em pinho e numa forte ligação à natureza envolvente.
A evolução do projeto pode ser acompanhada através das páginas de Instagram e @fundodaaldeia, onde João Amorim tem partilhado cada passo da transformação de Varziela — uma aldeia que estava esquecida e que promete voltar a ter vida.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE