Soraia Moreira recorreu às suas redes sociais para partilhar um desabafo comovente sobre a vida do irmão, Manolo, e para destacar o papel incansável da mãe, Carmen, no acompanhamento diário do jovem, que sofre de uma doença mental grave.
Num vídeo publicado pela ex- concorrente e vencedora do “Big Brother 2020”, é possível ver Soraia a correr atrás do irmão, mostrando a necessidade de vigilância constante devido à gravidade da esquizofrenia.
PUBLICIDADE
“O meu irmão tem esquizofrenia. Há dias em que está mais estável e a minha mãe consegue ter algum descanso, sem ter de passar horas a impedir que ele abra ou force a porta de casa. Mas se, por algum motivo, ele consegue sair, começam corridas longas atrás dele. A minha mãe corre, mesmo que ele esteja descalço, de chinelos ou até sem roupa. A medicação ajuda, mas há dias em que o comportamento dele muda do nada”, explica Soraia.
A filha não esconde o impacto que esta situação teve na vida da mãe: “A minha mãe não é médica, nem psiquiatra, mas há 15 anos tem de perceber os comportamentos do meu irmão. É uma mulher incrível. Foi mãe muito nova, com apenas 15 anos, e mesmo sem muitas condições, deu tudo para criar-nos. Infelizmente, o meu irmão adoeceu na adolescência e, desde então, ela é cuidadora dele 24/7. Raramente tem descanso ou consegue viver sem preocupações. O meu irmão tem uma das doenças mentais mais graves que existem. Não é fácil… e eu nem sei de onde a minha mãe tira forças”.
“Sei que ela ama muito o meu irmão. E sei que a esquizofrenia pode afetar qualquer um… mas não é fácil quando isso acontece. Dar a tua vida por outro é complicado. O meu irmão também é corajoso. Mesmo preso dentro da cabeça dele, ele continua aqui. A vida não é fácil, e gostava que por vezes não fosse tão difícil… Mas por conhecer este lado da vida, tento lutar para alcançar o outro lado, o lado da felicidade. Amo-te muito, mãe. Tenho muito orgulho em ti e no Manolinho”, acrescenta Soraia.
Veja, agora, o vídeo partilhado por Soraia Moreira nas redes sociais.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE