O diretor de fotografia Rui Poças está nomeado para os prémios Goya, do cinema espanhol, pelo filme “Ciudad Sin Sueño”, do realizador Guillermo Galoe, indicou hoje a Academia Portuguesa de Cinema.
Rui Poças é um dos mais internacionais diretores de fotografia do cinema português, tendo já trabalhado como nomes como Miguel Gomes, Carlos Conceição, Lucrecia Martel, João Pedro Rodrigues e Ira Sachs.
PUBLICIDADE
“Ciudad Sin Sueño”, rodado num dos maiores bairros ilegais de Madrid, já tinha integrado em 2025 a Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes, em França.
Entre os nomeados para a 40.ª edição dos Goya, anunciados na terça-feira, está também a atriz Maria de Medeiros, para Melhor Atriz Secundária pelo filme “Uma quinta portuguesa”, de Avelina Prat, numa coprodução luso-espanhola.
Estão igualmente nomeados os filmes “On Falling”, de Laura Carreira, para Melhor Filme Europeu, e “O Estada de Alma”, de Sara Naves, para Melhor Curta-Metragem de Animação.
Há ainda outros três filmes com coprodução portuguesa que concorrem aos Goya.
São eles “Decorado”, de Alberto Vázquez, indicado para Melhor Longa-Metragem de Animação, com a participação da Sardinha em Lata, “Manas”, da realizadora brasileira Marianna Brennand, coproduzido pela Fado Filmes, candidato a Melhor Filme Ibero-Americano, e “Tardes de Solidão”, do espanhol Albert Serra, coproduzido pela Rosa Filmes, indicado para Melhor Documentário e Melhor Realização.
A cerimónia dos Goya, uma iniciativa da Academia de Cinema de Espanha, está marcada para 28 de fevereiro, em Barcelona.
“Los Domingos”, de Alauda Ruiz de Azúa, e “Sirat”, de Oliver Laxe, são os filmes mais nomeados, com 13 e 11 nomeações cada, respetivamente.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE