Crimes

Ex-companheira salva-se de ataque com machado

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 horas atrás em 14-01-2026

 Um homem de 50 anos suspeito do crime de violência doméstica sobre a antiga companheira foi detido no concelho de Pedrógão Grande, anunciou hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR).

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo um comunicado do Comando Territorial de Leiria da GNR, o arguido foi detido, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas, na terça-feira.

PUBLICIDADE

A GNR esclareceu que, “no âmbito de um processo de investigação por violência doméstica, a decorrer há cerca de duas semanas”, os militares realizaram diligências que “permitiram apurar que o suspeito infligiu agressões físicas e psicológicas à vítima, sua ex-companheira, de 46 anos”.

“No seguimento das diligências, foi dado cumprimento a um mandado de detenção fora de flagrante delito, que culminou na detenção do suspeito”, referiu.

A GNR adiantou que ao arguido o juiz de instrução criminal determinou, como medidas de coação, a proibição de se aproximar da vítima e da sua residência, e de contactos, por qualquer meio com a ex-companheira.

Fonte da GNR acrescentou à agência Lusa que o homem não tem antecedentes policiais ou criminais e que a patrulha foi chamada à casa onde a vítima reside com o atual companheiro e o filho dela e do suspeito.

De acordo com a mesma fonte, o “arguido tentou desferir golpes de machado na vítima”, que conseguiu fechar a porta, pelo que aquele “golpeou a porta com o machado”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE