Primeira Página

Tempestade a chegar. A partir deste dia, Coimbra está em risco de fortes rajadas e de chuva

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 horas atrás em 14-01-2026

Imagem: depositphotos.com

Para quinta-feira, dia 15, Portugal continental estará sob a influência de um temporal de chuva e vento, por vezes forte, devido à rápida passagem de uma frente fria muito ativa.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo os meteorologistas da Meteored, a circulação atlântica continuará a dominar a situação no Atlântico Norte, com uma vasta região depressionária localizada entre as Ilhas Britânicas e a Islândia. Durante o dia de quinta-feira, prevê-se o desenvolvimento de uma ciclogénese associada a esta depressão — ou seja, a formação de uma tempestade secundária que avançará rapidamente do noroeste da Península Ibérica para a Bretanha francesa, sem atingir diretamente Portugal, mas intensificando o vento Sul e Sudoeste em várias regiões do Norte e Centro do país.

PUBLICIDADE

A frente fria associada à depressão atravessará rapidamente o território português, trazendo chuva persistente e pontualmente forte nas primeiras horas do dia, especialmente no Minho, Douro Litoral e outras zonas do litoral Norte e Centro. A precipitação espalhar-se-á gradualmente para o resto do país e, a partir da tarde, passará para um regime de aguaceiros.

De acordo com os mapas da Meteored, os distritos mais afetados pela chuva serão Viana do Castelo e Braga, com algumas áreas dos distritos de Vila Real, Porto e Aveiro também em alerta, registando acumulações entre 20 e 35 mm. No restante território, a chuva deverá ser inferior a 10 mm.

A neve poderá cair nos pontos mais altos da Serra da Estrela. O vento soprará fraco a moderado de Sul-Sudoeste, mas poderá atingir intensidade forte no litoral e nas terras altas desde a manhã até ao fim da tarde. As rajadas previstas ultrapassam os 60 km/h nas regiões a norte do Cabo Mondego e Serra da Estrela, com picos entre 80 e 90 km/h em Braga e Porto. No litoral Oeste, as rajadas poderão chegar aos 55 km/h.

Além disso, foi ativado o aviso amarelo de agitação marítima, devido à previsão de ondas de 4 a 5 metros na faixa costeira ocidental. Para sexta-feira, dia 16, o aviso passará a laranja, com ondas que poderão atingir até 10 metros de altura máxima.

Os meteorologistas alertam para precauções em zonas costeiras e para o reforço da atenção nas regiões montanhosas e no Norte do país, onde a chuva e o vento poderão ser mais intensos.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE