Economia

Latas e garrafas vão custar 10 cêntimos a mais… mas pode receber o dinheiro de volta

Notícias de Coimbra | 3 horas atrás em 14-01-2026

A partir de abril de 2026, as latas e garrafas de bebidas sofrerão um acréscimo de 10 cêntimos, que será devolvido aos consumidores caso as embalagens sejam entregues em máquinas automáticas instaladas em estabelecimentos comerciais ou em postos manuais de recolha.

PUBLICIDADE

publicidade

A medida faz parte do Sistema de Depósito e Retorno, destinado a aumentar a reciclagem de embalagens no país. Em declarações à imprensa nesta terça-feira, a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, anunciou que serão instaladas 2.500 máquinas e 12.500 pontos de recolha em hipermercados e supermercados em todo o território nacional.

PUBLICIDADE

Além do sistema de depósito, a ministra adiantou que está em negociação a substituição dos sacos de plástico usados na venda de frutas e legumes, por sacos de rede ou de tecido, embora ainda não esteja definido se serão gratuitos ou pagos, pode ler-se na SIC Notícias.

Maria da Graça Carvalho confirmou também a continuidade do programa E-Lar, que prevê a substituição de eletrodomésticos a gás por elétricos, bem como os incentivos à compra de veículos elétricos, que deverão ser lançados ainda neste trimestre.

O objetivo destas medidas é reforçar a economia circular, reduzir o impacto ambiental e estimular práticas mais sustentáveis entre consumidores e comerciantes.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE