Vamos

Convento São Francisco festeja 10 anos em grande. Conheça a programação

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 horas atrás em 13-01-2026

O pensamento em torno da lusofonia e da língua portuguesa como território comum marca o início das comemorações de 10 anos de vida do Convento São Francisco, em Coimbra, consolidando-o como “espaço de celebração, encontro e partilha”.

PUBLICIDADE

publicidade

“As comemorações centrais dos 10 anos do Convento São Francisco estão agendadas para o mês de abril, período em que o equipamento se abriu à cidade, mas a programação comemorativa estende-se ao longo de todo o ano”, explicou a Câmara de Coimbra, em comunicado.

PUBLICIDADE

Para o primeiro trimestre deste ano, está prevista “uma programação plural”, que cruza “música, teatro, pensamento contemporâneo” e se destina à infância e às famílias.

A autarquia avançou que “Kátia Guerreiro, Miguel Araújo, Wim Mertens, Lura, Luca Argel, Claudia Raia e Margarida Vila-Nova são alguns dos nomes que integram a programação do primeiro trimestre de 2026”.

A música estará em destaque no arranque da programação, sendo que, no sábado, decorrerá o concerto-homenagem “Sakamoto 1996”, que revisita a obra do compositor japonês através de uma performance musicada com piano, violino e violoncelo.

No dia 25 de janeiro, Filipe Raposo encerra a sua Trilogia das Cores com “Variações do Branco (Vol. 3)” e, cinco dias depois, apresenta-se o “Wim Mertens Ensemble”, com composições do seu novo repertório no Grande Auditório.

Em fevereiro, a música terá continuidade, com o concerto de encerramento das Comemorações do Centenário de Nascimento de Carlos Paredes e a celebração de 25 anos de carreira de Kátia Guerreiro. Em março, subirá ao palco o “Avishai Cohen Quinteto – Brightlight”, com o seu jazz contemporâneo, e regressará Miguel Araújo, para apresentar o novo álbum de originais “Por Fora Ninguém Diria”.

Lura, considerada “uma das vozes mais carismáticas da música cabo-verdiana”, e Pedro Jóia, “referência da guitarra em Portugal”, são outras propostas musicais para março, acrescentou.

No que respeita ao teatro, as propostas cruzam diferentes públicos e gerações, passando por espetáculos como “Antiprincesas: Carolina Beatriz Ângelo”, a 18 e 19 de janeiro, e “Menopausa”, da atriz brasileira Claudia Raia, nos dias 14 e 15 de março.

No âmbito da programação comemorativa, a autarquia destacou a exposição “Meridianos do Futuro – A Casa dos Estudantes do Império de Coimbra (1945–1965)”, com curadoria dos investigadores Helena Wakim Moreno e Miguel Cardina.

Coorganizada pela Câmara Municipal de Coimbra/Convento São Francisco e pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, a exposição estará patente na Galeria Pedro Olayo (filho), a partir de 11 de março (até outubro).

“A exposição aborda a atividade cultural desenvolvida a partir da delegação de Coimbra da Casa dos Estudantes do Império e o seu papel na construção de identidades africanas, na relação com outros espaços e estruturas da cidade e na politização de um meio estudantil em profunda transformação”, avançou a autarquia.

Esta exposição terá uma programação associada que inclui encontros de pensamento, propostas musicais e momentos de diálogo interdisciplinar.

O Convento São Francisco é um equipamento cultural do município de Coimbra que integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses e a Rede de Teatros com Programação Acessível.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE