Casas de Coimbra

Coimbra é a segunda cidade mais rentável para arrendar casa em Portugal

Notícias de Coimbra | 4 horas atrás em 13-01-2026

A compra de habitação em Portugal para colocação no mercado de arrendamento apresentou uma rentabilidade bruta de 6,5% no quarto trimestre de 2025, menos 0,4 pontos percentuais (p.p.) face ao mesmo período de 2024 (6,9%), segundo dados divulgados hoje pelo idealista.

PUBLICIDADE

publicidade

Ainda assim, a rentabilidade na habitação mantém-se 1 p.p. acima da registada no quarto trimestre de 2021, quando se situava nos 5,5%.

PUBLICIDADE

Entre as capitais de distrito e ilhas, Bragança foi a cidade mais rentável para o investimento em habitação, com uma rentabilidade de 6,7%, seguida de Coimbra (6,3%), Santarém (6,1%), Leiria (6,0%) e Ponta Delgada (5,9%).

Com níveis intermédios surgem Braga e Évora (ambas com 5,7%), Porto e Setúbal (5,4%), Viseu (5,3%), Viana do Castelo (5,2%) e Funchal e Aveiro (ambas com 5,0%).

Lisboa registou a rentabilidade habitacional mais baixa, de 4,4%, apesar de apresentar rendas entre as mais elevadas do país, o que sugere que o indicador é penalizado pelos elevados preços de compra dos imóveis

Esta análise permitiu ainda calcular a rentabilidade de outros segmentos imobiliários a nível nacional, com os escritórios a apresentarem um retorno de 8,1%, as lojas de 8% e as garagens de 5,8%.

Para a realização desta análise, o idealista dividiu o preço de venda pelo custo de arrendamento solicitado pelos proprietários nos diferentes mercados no quarto trimestre de 2025. O resultado obtido é a percentagem bruta da rentabilidade que proporciona o arrendamento de uma casa ao seu proprietário. Estes dados permitem a análise do estado atual do mercado e são um ponto de partida básico para todos os investidores que pretendam comprar ativos imobiliários para obter rendimento.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE