Vamos

“Cenários de Cura” é o novo projeto da Fundação ADFP

Notícias de Coimbra | 1 semana atrás em 11-01-2026

A primeira semana de janeiro de 2026 marca o início de um novo ano e o arranque do projeto «Cenários de Cura», uma iniciativa inovadora com a duração de um ano, que irá abranger cerca de 45 participantes, apostando na reabilitação psicossocial através da arte, com especial enfoque no teatro musicalizado.

Dirigido a pessoas com deficiência e incapacidade, incluindo doença mental, o projeto assume-se como uma resposta integrada de promoção da capacitação, ocupação e inclusão social, utilizando as artes performativas como ferramenta terapêutica, educativa e de empoderamento.

O «CENÁRIOS DE CURA» estrutura-se em torno de um teatro musicalizado, uma forma de expressão artística que combina teatro, música e dança, criando uma experiência criativa, envolvente e dinâmica, tanto para os participantes como para o público.

PUBLICIDADE

Ao longo do ano, os participantes irão integrar sessões semanais que incluem: Oficinas de Teatro, Música Terapêutica, Dança e Movimentos Expressivos, Workshops de Expressão Corporal

Para além destas sessões regulares, o projeto contempla ainda outras atividades complementares, como Terapia Ocupacional Artística, Atividades Artísticas em Grupo e Saídas Culturais, promovendo o contacto com diferentes contextos culturais e sociais.

O trabalho desenvolvido culminará na criação e apresentação de espetáculos ao vivo, com plateia, onde o teatro musicalizado será construído em simbiose entre formadores e participantes, valorizando a criatividade, a expressão individual e o trabalho coletivo, e proporcionando momentos de visibilidade pública e reconhecimento social.

Segundo Andreia Antunes, responsável pelo projeto: “«Cenários de Cura» é um projeto inovador, de teatro musicalizado, constituindo-se como uma estratégia integrada de combate à exclusão social, promoção da capacitação, ocupação e integração social de pessoas com doenças e deficiências mentais.

Acreditamos que as artes podem transformar vidas, oferecendo novos horizontes e oportunidades a indivíduos, sendo igualmente veículo de empoderamento social, visibilidade e integração.

Esta abordagem contribuirá significativamente para o bem-estar emocional e social dos envolvidos, ao mesmo tempo que promove a arte e a cultura.

O projeto culmina com apresentações públicas criadas pelos participantes, desafiando estigmas associados à doença e deficiência mental e promovendo a inclusão social e cultural.”

O projeto «Cenários de Cura» é financiado pelo «Programa Centro 2030 – Inclusão pela Cultura», reforçando a importância da cultura e das artes como instrumentos fundamentais de inclusão, saúde mental, participação ativa e construção de uma sociedade mais justa, sensível e inclusiva

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE