Educação

Ex-jogador do Benfica conquista doutoramento em Coimbra

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 6 horas atrás em 12-01-2026

Imagem: Rui Sousa/ Facebook

O antigo futebolista João Tomás, de 50 anos, concluiu esta quinta-feira, dia 8 de janeiro, a sua tese de doutoramento na Universidade de Coimbra, focando-se nas dificuldades de adaptação dos jogadores juniores ao futebol sénior.

PUBLICIDADE

publicidade

O trabalho, que contou com 350 páginas, foi aprovado por unanimidade, com distinção e louvor. Segundo João Tomás, o estudo propõe um modelo de desenvolvimento muito prático, que exige reflexão profunda. “Um estudo onde procurei os melhores para que eles me digam o que é que é preciso ser feito”, afirmou.

PUBLICIDADE

Durante cerca de 20 minutos, o antigo internacional apresentou os pontos essenciais da tese, seguida de uma sessão de perguntas e respostas com o júri que durou cerca de duas horas e meia.

Na plateia do auditório da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física estiveram cerca de 80 pessoas, entre dirigentes desportivos e antigos futebolistas, como Pedro Roma e Tarantini — este último foi o primeiro atleta profissional a obter o grau de doutor, em 2022.

Ao longo da sua carreira, João Tomás representou clubes como Benfica, Sporting de Braga, Académica e Betis, deixando os relvados há mais de dez anos.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE