Justiça

“Já não há Pureza no Bloco de Asquereza? #MeToo”: Arranca julgamento de Pedro Frazão por difamação ao líder do BE

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 horas atrás em 12-01-2026

Imagem: Chega

O julgamento do deputado do Chega Pedro Frazão, acusado de difamação, por publicações nas redes sociais em 2021, do agora coordenador do Bloco de Esquerda, José Manuel Pureza, começa hoje, em Lisboa.

PUBLICIDADE

publicidade

O início do julgamento esteve marcado para dezembro do ano passado, mas Pedro Frazão invocou a imunidade parlamentar e a sessão acabou por ser adiada para hoje.

PUBLICIDADE

No dia 7 de janeiro, a Comissão de Transparência e Estatutos dos Deputados decidiu autorizar o levantamento da imunidade parlamentar do deputado do Chega.

De acordo com a acusação do Ministério Público a que a Lusa teve acesso, o deputado Pedro Frazão publicou, em 2021, na rede social ‘Twitter’ um vídeo de “uma jovem militante/simpatizante do Bloco de Esquerda, em que esta refere, em súmula, ter sido vítima de atos sexuais não consentidos por parte de indivíduo ligado ao referido Partido”.

A acompanhar o vídeo, o deputado Pedro Frazão escreveu: “Já não há Pureza no Bloco de Asquereza? #MeToo”. E questionou ainda, num comentário: “quem será o nojento de 62 anos?”.

No ano da publicação, José Manuel Pureza ocupava o cargo de vice-presidente da Assembleia da República e era deputado eleito pelo Bloco de Esquerda.

Para o Ministério Público, Pedro Frazão “tinha perfeita consciência” de que José Manuel Pureza “pertencia aos órgãos do Bloco de Esquerda, que havia sido eleito deputado por aquele partido e que tinha 62 anos de idade”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE