Política

O que eles prometem durante a campanha eleitoral!

Notícias de Coimbra | 16 horas atrás em 10-01-2026

Frases da campanha para as eleições presidenciais de dia 18.

PUBLICIDADE

publicidade

“O SNS não pode continuar a ter metade do orçamento da saúde para grupos privados da saúde, alimentando-se do lucro. Esse dinheiro deve ser investido para valorizar as carreiras de todos que trabalham.”

PUBLICIDADE

André Pestana, candidato presidencial

09-01-2026

“Parece-me que a dez dias da eleição ou uma semana exata do final do período eleitoral é um erro termos dois candidatos a participar no Conselho de Estado.”

Jorge Pinto, candidato apoiado pelo Livre

09-01-2026

“Há pouco os senhores jornalistas perguntavam: ‘então foi cumprimentar uma pessoa de outro campo político, neste caso o Pedro Santana Lopes, que é presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz’. Pois eu sou coerente com aquilo que digo. Eu quero que todos os democratas se envolvam e percebam o sentido de urgência em trabalhar para esta candidatura.”

António José Seguro, candidato apoiado pelo PS

09-01-2026

“Precisamos de falar de novas formas de fazer política e que a democracia se reforça quando se sai do debate institucional em que se discutem cartas e Conselhos de Estado para podermos ouvir as pessoas e falar da saúde, da vida de todos os dias, das crises do país.”

Catarina Martins, candidata apoiado pelo BE

09-01-2026

“Eu não faço aqueles números de agora que vou pegar no cartão do partido e vou entregá-lo na sede e depois, quando acabar as presidenciais, vou lá buscá-lo, isso não faz sentido.”

António Filipe, candidato apoiado pelo PCP

09-01-2026

“Quando um candidato está na boca de todos como aquele que interessa abater é porque deve estar a incomodar todas essas candidaturas.”

João Cotrim Figueiredo, candidato apoiado pela IL

09-01-2026

“[Henrique Gouveia e Melo] É a única pessoa capaz de captar a vontade e o ânimo dos cidadãos descontentes, dos desiludidos, que estão desencantados com a vida e que têm canalizado os seus votos para as franjas do sistema político.”

Mónica Quintela, antiga deputada do PSD e mandatária do almirante no distrito de Coimbra

09-01-2026

“Registo esse apoio, registo a diferença que existe e acho que há uma diferença, seguramente, entre o campo político que eu represento e aquele que representa Santana Lopes.”

Catarina Martins, sobre o encontro entre António José Seguro e Santana Lopes, que disse que a Presidência da República ficaria bem entregue ao candidato apoiado pelo PS

09-01-2026

“Estou bem preparado para essa missão [para defender os interesses dos portugueses], como estou bem preparado para dirimir problemas entre partidos. Porquê? Porque eu não tenho nenhum rabo preso a uma porta de um partido qualquer onde tenha passado a minha vida.”

Henrique Gouveia e Melo, candidato presidencial

09-01-2026

“Precisamos de eleger Luís Marques Mendes. Não tenham dúvidas nenhumas que quem está na ‘pole position’ para chegar à segunda volta é Luís Marques Mendes. Podem andar a vender o que quiserem, mas não emprenhem pelos ouvidos.”

Miguel Pinto Luz, vice-presidente do PSD, numa ação de campanha de Marques Mendes

09-01-2026

“[O Presidente da República] deve usar todos os poderes que a Constituição lhe confere para se opor a esse grande retrocesso [pacote laboral].”

António Filipe

09-01-2026

“Alguém que nunca passou pelo governo, que não tem experiência governativa, pode ser Presidente da República? Poder, pode, mas não é a mesma coisa comparado com alguém que tem experiência governativa”

Luís Marques Mendes, candidato apoiado pelo PSD/CDS-PP

09-01-2026

“A política apalhaçou-se completamente e tornou-se mais absurda. (…) Tudo aquilo que era racional, aquilo que estava implícito nos acordos da ONU, no que era um Estado de Direito, transformou-se num ‘não há direito’.”

Manuel João Vieira, candidato presidencial

Lusa, 10-02-2026

“Pode faltar dinheiro para muita coisa no nosso país. Não pode faltar dinheiro para cuidar da saúde dos portugueses.”

António José Seguro

10-01-2026

“Eu não quero socialistas em lugar nenhum do país. Vai ter a consciência de Montenegro que decidir se numa segunda volta prefere ter alguém que não é do partido dele, mas que conseguiu trabalhar com ele em muitos diplomas fundamentais em prol do país, ou se quer ter um socialista que nós combatemos, que nós tentámos derrotar e que nós tentámos evitar que fosse Governo. Vai ser uma questão de consciência.”

André Ventura, candidato apoiado pelo Chega

10-01-2026

“Acho que se vão enganar todos redondamente, todos redondamente, mas eu respeito as vossas opiniões, mas depois fiquem com isso para depois contrastar no dia 18.”

Luís Marques Mendes, sobre as sondagens

10-01-2026

“Eu vim mesmo para mudar a maneira de fazer política em Portugal e para falar daquilo que são os reais problemas do país e dos portugueses. E isso vai-se fazer também no dia 18 e é por isso que eu tenho muita certeza que vou ter um bom resultado.”

Jorge Pinto

10-01-2026

“Não posso ser acusado de ter qualquer iniciativa no sentido da divisão, no sentido de impedir a unidade, impedir a convergência e, portanto, se essa responsabilidade pode ser assacada, será a candidatura que apareceram posteriormente.”

António Filipe

10-01-2026

“Os que fazem aumentar as audiências podem ser bons para uma carreira de comentador político ou desportivo até, mas não é seguramente para o Presidente da República, que tem de ser sóbrio, tem de ser coerente e tem de ser respeitado.”

Rui Rio, mandatário nacional da candidatura de Gouveia e Melo

10-01-2026

“Houve candidatos que no passado atacaram os seus próprios partidos, falando em interesses escondidos. E essas pessoas que foram atacadas estão agora unidas num casamento de conveniência a ajudarem o candidato. Não percebo isto.”

Henrique Gouveia e Melo

10-01-2026

“Esta semana que acabou foi apenas e só a semana do aquecimento. E agora não tenham dúvidas, o nosso ‘sprinter’ Luís Marques Mendes vai disparar e já no domingo, dia 18, vai chegar em primeiro à meta. Não tenham qualquer dúvida sobre isso.”

Paulo Rangel, ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, num almoço-comício da candidatura de Marques Mendes

10-01-2026

“António José Seguro é essa garantia de um Presidente para todos.”

José Luís Carneiro, secretário-geral do PS, num almoço da candidatura de António José Seguro na Póvoa do Lanhoso

10-01-2026

“Em vez de explicarem porque é que merecem os votos, os candidatos passaram a explicar porque é que merecem o carinho do senhor primeiro-ministro. Nesta campanha, a competição é um Montenegrómetro.”

Catarina Martins

10-01-2026

“Por tudo o que Catarina fez, por tudo o que a Catarina fará, o voto na Catarina é o voto mais seguro que existe.”

José Manuel Pureza, coordenador do BE, num almoço-comício na cantina do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa

10-01-2026

“Estou cansada e não estou disposta a não tomar partido pela única candidata de esquerda.”

Carta de apoio de Isabel Moreira, deputada do PS, lida por Catarina Martins

10-01-2026

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE