A Fénix – Associação Nacional de Bombeiros e Agentes de Proteção Civil (ANBAPC) condenou hoje a agressão “absolutamente inaceitável” contra um bombeiro que prestava cuidados a vítimas de um acidente rodoviário, em Leiria.
“Trata-se de um ato absolutamente inaceitável e condenável, que representa uma grave afronta, não apenas ao profissional agredido, mas a todos os bombeiros e agentes de proteção civil que, diariamente, colocam a sua integridade física e a sua vida ao serviço da comunidade”, refere a nota de repúdio da associação sobre a ocorrência no concelho de Porto de Mós.
PUBLICIDADE
Para a associação, os factos devem ser “rigorosamente apurados pelas autoridades competentes” e os agressores responsabilizados nos termos da lei.
O comandante dos Voluntários de Mira de Aire, Hélder Gonçalves, explicou hoje que os meios da corporação foram acionados para um acidente, um veículo pesado que tombou na Estrada Nacional 243, em Alvados, tendo um popular, “após ter sido alertado para se afastar do local, para os bombeiros fazerem o seu trabalho, dado com uma muleta num deles”.
“O bombeiro foi transportado para o hospital de Leiria com a suspeita de ter um traumatismo no nariz”, adiantou à agência Lusa Hélder Gonçalves, destacando que o acidente ocorreu pelas 14:15.
Na nota, a Fénix manifestou total solidariedade com o bombeiro e desejou-lhe uma rápida e plena recuperação.
A Fénix sublinhou ainda que a violência contra quem salva vidas constitui um atentado aos valores fundamentais de civismo, respeito e solidariedade que devem reger a sociedade
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE