A cervejaria Praxis, em Coimbra, acolhe esta noite, 8 de janeiro, o evento solidário “Praxis com Sabor à Ucrânia”, que combina gastronomia típica, cerveja artesanal e solidariedade.
A iniciativa pretende apoiar a organização ucraniana Super Humans, que ajuda veteranos de guerra na reabilitação física, emocional e na reconstrução de vidas afetadas pelo conflito.
PUBLICIDADE
Para o sócio-gerente da Praxis, Pedro Batista, o evento surge no enquadramento do compromisso da marca com a defesa dos “tesouros” culturais, tanto de Coimbra como de outros povos:
“A Praxis tem procurado afirmar-se como uma instituição que defende o património cervejeiro da cidade e, neste caso, quisemos também defender os tesouros da Ucrânia.”, refere Pedro.
Um dos destaques da noite foi o show cooking, conduzido por Olga, que preparou alguns dos pratos mais icónicos da culinária ucraniana: borscht (sopa de beterraba), hulupci (couve recheada com carne e arroz), vareniki (tipo de tortellini recheado com batata) e entradas de beringela e cenoura.
“Aqui só se vai confeccionar comida ucraniana. Até às 23 horas, quem quiser ainda pode vir provar”, revelou Olga.
A solidariedade estendeu-se à cerveja: a Praxis lançou uma edição limitada da cerveja Weiss Freedom, produzida com trigo proveniente da Ucrânia. O rótulo, desenhado por uma ilustradora de Coimbra, apresenta um fénix nas cores ucranianas, símbolo de esperança e resiliência.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Miguel Antunes, destacou a importância de iniciativas deste género em conversa com o Notícias de Coimbra
“Junta-se aqui o útil ao agradável. Junta-se a boa comida, talvez para os portugueses não tão conhecida, mas ao mesmo tempo estão a ajudar uma causa que tanto necessita e que precisa do nosso apoio e da nossa solidariedade.”, afirmou.
O evento convida a comunidade a provar novos sabores, descobrir a cultura ucraniana e, ao mesmo tempo, apoiar uma causa humanitária, num ambiente de partilha, boa disposição e solidariedade
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE