Com o aumento dos casos de gripe neste inverno, os especialistas alertam para a importância de reconhecer quando os sintomas podem ser causados por Covid-19, especialmente para evitar complicações a longo prazo, como a Covid longa.
Segundo o médico Robert Biernbaum, mesmo pessoas saudáveis não devem ignorar sintomas aparentemente leves, pois a doença pode ter efeitos devastadores durante meses ou anos, mesmo após casos leves.
Os profissionais de saúde identificaram alguns sinais mais recorrentes da Covid nesta época do ano: tosse contínua, dor de garganta, congestão nasal, fadiga, dor de cabeça e dores musculares, febre, sintomas gastrointestinais, como náuseas ou diarreia e perda do paladar ou olfato.
PUBLICIDADE
O médico Demetre Daskalakis destaca que “não é possível determinar com certeza qual vírus está presente apenas pelos sintomas”, pois muitos deles se sobrepõem com os da gripe e constipação.
O NHS explica que a tosse está presente nas duas condições, mas apresenta diferenças. Gripe – tosse surge rapidamente, geralmente seca e covid-19 – tosse diferente do habitual, contínua, podendo ocorrer três ou mais episódios em 24 horas ou várias tosses seguidas em uma hora, pode ler-se no Notícias ao Minuto.
A médica Rupa Parmar acrescenta que, em caso de constipação, a tosse é leve, enquanto na gripe tende a ser seca.
Embora muitos sintomas se sobreponham, incluindo temperatura elevada, cansaço, dor de cabeça, dor de garganta, diarreia e perda de apetite, os especialistas alertam que: casos mais graves exigem visita imediata ao hospital e pessoas vulneráveis devem ter atenção redobrada durante o pico de infeções.
Com os serviços de saúde sob pressão neste período, reconhecer os sinais certos de Covid ou gripe é crucial para agir rapidamente e reduzir riscos.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE