Coimbra

2026 não está para brincadeiras : Vendaval vai ‘arrasar’ Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 horas atrás em 02-01-2026

Oito distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo devido a precipitação por vezes forte, vento intenso e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo o IPMA, os distritos da Guarda, Castelo Branco, Coimbra e Leiria estão sob aviso devido ao vento de sul/sueste, com rajadas que podem atingir os 110 quilómetros por hora nas terras altas.

PUBLICIDADE

Nos distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, o IPMA emitiu aviso amarelo para precipitação, por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoadas, válida entre a tarde de hoje e a madrugada de sábado.

Para estes distritos está também em vigor um aviso amarelo devido ao vento de sul/sueste, com rajadas até 75 km/h, podendo chegar aos 80 km/h e aos 110 km/h nas serras do distrito de Faro.

Para o distrito de Faro, o IPMA emitiu ainda aviso amarelo para agitação marítima, prevendo-se, na costa sul, ondas de sul/sudoeste que podem atingir os quatro metros, entre a noite de hoje e a madrugada de sábado.

O aviso amarelo, o menos grave numa escala de três, indica risco moderado ou “perigo potencial” associado a fenómenos meteorológicos como chuva forte, vento ou agitação marítima, que podem causar transtornos, embora com uma probabilidade baixa a moderada de provocar danos significativos.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE