A Câmara de Coimbra classificou o painel de azulejos do pintor Vasco Berardo existente no antigo café Mandarim, na Praça da República, como Monumento de Interesse Municipal.
O processo, iniciado em dezembro de 2024, ficou concluído na terça-feira, com a publicação do respetivo aviso em Diário da República.
PUBLICIDADE
“A classificação representa inegavelmente um valor patrimonial com significativa importância a nível artístico, bem como histórico-cultural e social, como testemunho de uma época específica da arte portuguesa e de vivências e factos históricos de singular importância a nível local”, salientou à agência Lusa a vereadora Margarida Mendes Silva, numa nota escrita.
Segundo a responsável pelo pelouro da Cultura, trata-se de uma obra do início de carreira do artista conimbricense, quando tinha 25 anos, “única e irrepetível, que é um marco artístico e social de Coimbra do século XX”.
Citando a especialista em História de Arte Isabel Policarpo, a vereadora Margarida Mendes Silva sublinhou que na obra em causa se “evidencia, por um lado, a qualidade artística do painel, pela cor, pelo carácter da representação, pela presença do neorrealismo que se insere numa primeira geração dos modernistas portugueses, mas, por outro, o significado no contexto político e social de então”.
A autarca destacou que, além da importância do painel a nível histórico-social e artístico, “acresce o seu simbolismo e valor imaterial, como testemunho de uma época crucial em termos político-sociais”, em plena ditadura do Estado Novo.
De acordo com o Diário da República de hoje, a Câmara de Coimbra abriu também procedimento para a classificação de Monumento de Interesse Municipal de outro painel de azulejos de Vasco Berardo, situado no muro frontal do Edifício Cruzeiro, no Largo da Cruz de Celas, na Alta da cidade.
O processo inclui uma consulta pública de 30 dias, contados a partir de hoje, durante a qual todos os interessados poderão apresentar, por escrito, as suas sugestões, informações ou reclamações.
O pintor, medalhista e escultor português Vasco Berardo foi um artista de relevo na cidade de Coimbra, que lhe atribuiu em 2010 a Medalha do Centenário da República Portuguesa, e a nível nacional e internacional, com várias distinções.
Morreu a 01 de julho de 2017, aos 83 anos, na sua cidade natal, no Hospital Geral (Covões), que integra a atual Unidade Local de Saúde de Coimbra.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
