O Politécnico de Coimbra manifestou esta quinta-feira o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Maria Luísa Ferreira Cabral dos Santos Veiga, dirigindo às famílias, amigos e à comunidade da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) “as mais sinceras e sentidas condolências”.
Maria Luísa Veiga teve um percurso académico e institucional de grande relevância. Entre 1980 e 1985, coordenou a Delegação de Coimbra da Direcção-Geral do Ensino Básico e integrou, até 1990, a 1.ª Comissão Instaladora da Escola Superior de Educação de Coimbra, instituição à qual permaneceu vinculada como professora coordenadora entre 1985 e 2009.
PUBLICIDADE
No Instituto Politécnico de Coimbra, desempenhou diversas funções de responsabilidade, incluindo coordenadora da Ação Social Escolar (1989–1990), diretora científica do Centro de Estudos e Cooperação (1998–2003) e, desde 2003 até junho de 2009, Vice-Presidente do Instituto, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento estratégico e institucional.
Licenciada em Química, Maria Luísa Veiga detinha também os graus de Master of Science e PhD em Chemical Education pela Universidade de East Anglia (Reino Unido), com equivalência aos graus de mestrado e doutoramento em Ciências da Educação / Didática pela Universidade de Aveiro.
Ao longo da sua carreira, colaborou com várias instituições e organismos nas áreas de consultoria, avaliação e gestão, sendo amplamente reconhecida pelo rigor, competência e dedicação ao serviço público. Também foi membro da direção do Sindicato dos Professores da Região Centro e diretora do seu Centro de Formação.
A cerimónia religiosa realizar-se-á no dia 3 de janeiro, pelas 11:00, na Igreja de Nossa Senhora de Lurdes, em Coimbra. O velório decorrerá no Centro Funerário Nossa Senhora de Lurdes (Capela Páscoa), no dia 2 de janeiro, a partir das 16:00.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
