Restaurantes

Restaurante em Coimbra espera casa cheia na noite de fim de ano

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 15 minutos atrás em 31-12-2025

A época do final do ano é, tradicionalmente, uma das mais importantes para o setor da restauração. Em Coimbra, o movimento tem sido marcado por algumas dificuldades, sobretudo na zona da Praça do Comércio.

PUBLICIDADE

publicidade

Em declarações ao Notícias de Coimbra, Judite, proprietária do restaurante Taberninha, explica que o movimento desde o Natal ficou aquém das expectativas, muito devido à instalação do Mercado de Natal naquela zona. Segundo a responsável, a disposição das barracas acabou por condicionar o espaço, a visibilidade e a projeção do restaurante, afastando clientes em vez de os atrair.

PUBLICIDADE

Apesar de não se opor à realização do Mercado de Natal, Judite defende que este deveria ser pensado de forma integrada com os restaurantes locais, algo que, segundo refere, não aconteceu. “Pela forma como está organizado, sentimos que não estamos incluídos”, afirma, sublinhando que o impacto negativo foi sentido no número de clientes.

Quanto à passagem de ano, as expectativas são mais otimistas. O restaurante vai funcionar sem reservas, atendendo os clientes por ordem de chegada. Para a noite, a Taberninha aposta numa ementa tradicional, com destaque para o cabrito assado com batata assada e grelos, além de pratos como chanfana, vitela, bacalhau à Taberninha, bitoques e camarão da casa. Nas sobremesas, haverá arroz doce, mousse de chocolate, leite-creme e, possivelmente, sonhos.

O restaurante estará aberto até cerca das 21:30 ou 22:00, cumprindo o horário definido pela Câmara Municipal.

Fazendo um balanço do ano, Judite refere que o verão foi melhor do que o do ano anterior, mas os meses de outubro e novembro foram particularmente fracos, uma realidade que, segundo diz, foi transversal a vários estabelecimentos da cidade. As obras do metro, as dificuldades de estacionamento e o contexto económico geral são apontados como alguns dos principais fatores que têm condicionado o negócio.

Ainda assim, a esperança mantém-se de que a noite de passagem de ano traga mais movimento a um dos pontos centrais da cidade.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE