Economia

Quer pagar menos luz? Estes truques podem reduzir a fatura já este mês

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 31-12-2025

Imagem: depositphotos.com

Se quer garantir a poupança de vários euros na fatura da eletricidade, aprenda algumas estratégias que permitem poupar luz.

PUBLICIDADE

publicidade

Gerir um orçamento familiar é sempre um desafio. Existem várias solicitações, despesas com que se conta e outras inesperadas. No entanto, mesmo dentro das despesas mensais, conseguem-se reduzir valores com algumas estratégias que visem criar um impacto positivo nessas faturas.

PUBLICIDADE

Se quer garantir a poupança de vários euros na fatura da eletricidade, aprenda algumas estratégias que permitem poupar luz. Poupar vários euros por mês na luz permite assegurar uma boa maquia ao final do ano. Quer conhecer as dicas para poupar luz que reunimos para si?

1. Adapte a potência contratada às suas necessidades: Parte do valor da fatura de energia é referente à potência que se tem contratada, sendo um custo fixo que sofre um aumento conforme os kW contratados. Caso se tenha contratado uma potência superior ao que necessita, existe um pagamento mais elevado por algo que não se usa tanto. Portanto, representa um gasto desnecessário. Por isso, esta é uma das dicas mais importantes para poupar luz.

Se o quadro de luz da sua casa nunca tiver disparado quando ligou vários eletrodomésticos e equipamentos em simultâneo (por exemplo, a máquina de lavar roupa / loiça, o forno, o ferro de engomar), provavelmente isso significa que pode reduzir a potência contratada, sem problemas.

No entanto, convém ter em consideração que reduzir demasiado significa que não irá conseguir usar os diversos equipamentos em simultâneo. Portanto, isso implicará a necessidade de fazer um novo ajuste.

2. Troque os seus eletrodomésticos: Os equipamentos elétricos mais avançados que se encontram atualmente no mercado apresentam um consumo de energia mais eficiente.

Por isso, investir em eletrodomésticos com etiqueta energética A poderá ser uma boa solução para reduzir a sua fatura de luz. Estes aparelhos asseguram uma maior poupança para si, mas também criam menos impacto para o meio ambiente.

3. Procure isolar a casa: Sabia que cerca de 60% da energia dos sistemas de aquecimento acaba por ser desperdiçada? É verdade, pois a energia escapa por zonas que podem ser isoladas com facilidade.

Isolar a casa é fundamental para reduzir as perdas de calor no inverno e os ganhos de calor no verão. Deste modo, conseguirá fazer com que a casa mantenha uma temperatura confortável, sem a necessidade de recorrer a aquecimento ou ar condicionado.

Por isso, devemos procurar calafetar portas e janelas e isolar as paredes, os tetos e o pavimento de casa. Com esta estratégia, será possível economizar energia e reduzir o investimento em sistemas de climatização. Desta forma, esta é uma das dicas para poupar luz que tem de levar em consideração.

4. Evitar o consumo silencioso e o modo stand-by: Este consumo é uma prática muito comum. Se pretende reduzir o consumo de eletricidade, convém evitar o consumo silencioso em aparelhos eletrónicos. Muitos dispositivos que se tem por casa continuam a consumir energia em modo stand-by, mesmo quando eles se encontram aparentemente desligados.

Muitas pessoas desconhecem que esse consumo podem significar 10% adicionais. Deste modo, desligar os aparelhos por completo quando não estão em utilização pode reduzir esse desperdício de energia. Portanto, uma poupança.

5. Use os eletrodomésticos na capacidade máxima: Se não é necessário cozinhar alimentos no forno, evite essa despesa. No momento de  lavar roupa na máquina ou a louça, encha a capacidade dos eletrodomésticos para reduzir o número de utilizações. Apenas use os eletrodomésticos quando eles se encontram na capacidade máxima para poupar eletricidade.

6. Usar lâmpadas LED: As luzes LED foram uma inovação que cria um impacto significativo no orçamento familiar, porque permite poupar dinheiro e energia. As lâmpadas LED são mais duráveis e mais eficientes. Estas luzes representam 85% menos energia do que a de uma lâmpada convencional. Logo, esta estratégia é uma das dicas para poupar luz.

7. Tomar banhos curtos: Ter um bom chuveiro permite poupar na fatura da água. Investir num chuveiro inteligente consegue monitorizar a pressão da água e a respetiva temperatura. Este chuveiro pode representar uma poupança anual de 43 mil litros de água. Logo, pode significar 50 euros a menos na fatura anual da água.

Não tome banho de banheira e no duche não fique muito tempo. Sempre que passar o sabonete / gel de banho no corpo ou o champô no cabelo, desligue a água. Além disso, não abuse da temperatura. Cerca de 37°C é a temperatura ideal, pois mimetiza a temperatura do corpo. Deste modo, entre as dicas para poupar luz tinha de ser colocado o banho breve e eficiente.

8. Usar tomadas inteligentes: A utilização de tomadas inteligentes pode converter-se numa poupança significativa de eletricidade. Estas tomadas que desligam a energia dos aparelhos quando não estão a ser utilizados permite poupar anualmente cerca de 20 euros.

9. Desligar as luzes ao sair de uma divisão: Pode parecer uma sugestão óbvia, mas muitas pessoas têm o hábito de manter a luz da divisão acesa mesmo que saia dela. Desenvolver o hábito de apagar as luzes sempre que se sai de uma divisão demora o seu tempo. Mas com este simples gesto conseguirá poupar uma boa fatia dos custos de eletricidade mensais.

10. Utilizar o sol como um aliado: O sol pode ter um papel fundamental numa casa: ajudar a iluminar as diferentes divisões, a aquecer a habitação, a secar a roupa,… Ele pode ser valioso, mesmo em locais com menos luz ou em dias com menos horas com exposição solar.

Desta forma, revela-se uma boa estratégia usá-lo como uma ajuda. O sol até pode gerar eletricidade através dos painéis solares…

Com estas dicas para poupar luz, certamente que conseguirá garantir uma poupança na fatura mensal da eletricidade.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE