Portugal

Curiosidades sobre Portugal que dão orgulho em ser português

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 31-12-2025

Se gosta de Portugal, conheça alguns factos que tornarão o seu amor pelo país ainda maior. São curiosidades irresistíveis.

PUBLICIDADE

publicidade

A história do nosso país estende-se ao longo de vários séculos. A longevidade de quase 900 anos torna Portugal numa das nações mais antigas da Europa. O espaço territorial desta nação não é significativo neste momento, mas o nosso país já esteve presente em vários continentes.

PUBLICIDADE

O passado do povo português fala por si. Fomos uma das nações mais poderosas do planeta. Os portugueses devem orgulhar-se das inúmeras conquistas que foram alcançadas ao longo do tempo, pois a bravura, a coragem e a irreverência do nosso povo está presente em cada marco que se conseguiu alcançar.

Existe um vasto conjunto de curiosidades que revelam o valor dos portugueses e de Portugal. Se gosta de Portugal, conheça alguns factos que tornarão o seu amor pelo país ainda maior. São curiosidades irresistíveis.

1. A língua portuguesa é o idioma oficial em 9 nações: Muitas pessoas desconhecem que o português é o idioma oficial em nove países. Curiosamente, no Continente Europeu, apenas se fala português em Portugal. A língua portuguesa é falada em diversos continentes, porque Portugal realizou diversas viagens marítimas que permitiram o contacto com diferentes povos.

A língua portuguesa é o idioma oficial nos seguintes países: Brasil, Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial e em Timor-Leste, no sudeste asiático.

Estes países integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (sigla CPLP). Além disso, o nosso idioma também é falado em Goa, na Índia, em Macau, na costa sul da China.

Ora, tendo em conta esta quantidade de país, percebe-se que os especialistas indiquem que o nosso idioma esteja bem representado no mundo. Serão mais de 236 milhões de falantes nativos de português.

2. Portugal é o Estado-Nação mais antigo da Europa: Foi em 1139 que o nosso país foi declarado Reino de Portugal. A delimitação do território português ficou definida no Tratado de Alcanizes em 1297, tornando-se num Estado-Nação oficial desde então. D. Afonso Henriques foi o primeiro na Europa a obter o reconhecimento do seu território como Estado-Nação.

3. A palavra Tea (chá, em inglês) deve-se a Portugal: Muitas pessoas desconhecem que a palavra inglesa tea, que significa chá, deve-se a Portugal. O termo TEA, na verdade, consistia numa abreviatura para Transporte de Ervas Aromáticas (TEA).

Catarina de Bragança era apreciadora de chá e levou caixas com este produto para Inglaterra. Fazia parte do dote no momento do seu casamento com Charles II. As folhas destinadas a fazer a bebida estavam em caixas que apresentam esta inscrição.

Na época, beber chá era um hábito criado entre os mais ricos. Catarina de Bragança foi a  portuguesa que apresentou este costume, com todo o seu ritual de elegância e delicadeza. Por isso, ela foi a responsável pelo enraizamento deste hábito de beber chá que rapidamente se instalou na sociedade inglesa.

4. A nação portuguesa é rainha da cortiça: É do nosso país que vem mais de metade da cortiça do mundo. O sobreiro é uma das poucas árvores autóctones ainda presentes em Portugal. O nosso país produz cerca de 70% das exportações de cortiça do planeta. A Alemanha, o Reino Unido e os EUA são os que mais beneficiam. Tratam-se dos principais importadores da nossa cortiça.

5. O primeiro filme do cinema português: O primeiro filme realizado em Portugal chamava-se Saída do Pessoal Operário da Fábrica Confiança. Aurélio Paz dos Reis foi o realizador desta obra.

6. O Berço do Fado: Foi em Portugal que nasceu um estilo musical único. O fado consiste no género musical mais emblemático do país. As raízes deste estilo musical encontram-se em Lisboa. Foi na capital portuguesa que surgiu o fado.

A singularidade deste tipo de canção que tornou Amália Rodrigues numa estrela internacional é justamente reconhecida fora do país. O Fado foi considerado pela UNESCO Património Cultural Imaterial da Humanidade.

O Fado é um estilo musical que apresenta uma expressão profunda de saudade e melancolia. As pessoas que assistem a um fadista a cantar vivem uma experiência memorável. A voz do fadista é acompanhada pela guitarra portuguesa.

7. A livraria mais antiga do mundo é portuguesa: É em Portugal que se encontra a livraria mais antiga do planeta. Trata-se da livraria Bertrand do Chiado. Esta livraria foi inaugurada em 1732, mantendo-se em atividade desde então.

A antiguidade desta livraria foi reconhecida pelo Guinness World Records. No livro dos recordes, a Livraria Bertrand do Chiado está identificada como a livraria mais antiga do mundo ainda em funcionamento.

8. Lisboa é a 2ª capital europeia mais antiga: A cidade de Lisboa é mais antiga do que Roma. A antiguidade da capital portuguesa é significativa. É cerca de quatro séculos mais velha que a romana. Lisboa só é superada pela capital grega, Atenas.

9. O Maior Recife de Coral da Europa: Muitas pessoas desconhecem que o nosso país abriga o maior recife de coral da Europa. Ele está presente ao largo da costa do Algarve.

O “Recife de Coral da Praia da Marinha”, como é conhecido, consiste num ecossistema marinho que abriga uma diversidade vasta de vida marinha. Este local é uma atração perfeita para mergulhadores e entusiastas do ecoturismo.

10. Portugal foi o 1º país a abolir a escravatura: O nosso país tornou-se na primeira nação a abolir a escravatura. Esse momento histórico aconteceu no ano de 1761. Contudo, também é justo destacar que Portugal foi o primeiro país europeu a ter um mercado de escravos, um dado menos abonatório sobre os nossos feitos…

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE