Universidade

Universidade de Coimbra entre as 10 mais antigas do mundo

Notícias de Coimbra | 3 horas atrás em 31-12-2025

Conheça algumas das universidades mais antigas do mundo. Entre elas está uma portuguesa que começou por surgir em Lisboa, mas que se estabeleceu em Coimbra…

PUBLICIDADE

publicidade

As universidades são fundamentais para o desenvolvimento dos países onde se encontram. Atualmente, elas permitem formar pessoas para assumirem as posições mais relevantes na construção do futuro do planeta. Além de promoverem os conhecimentos indispensáveis para se garantirem oportunidades de emprego incríveis, de fomentarem a inovação e a investigação, estas entidades ainda permitem reforçar a coesão comunitária.

PUBLICIDADE

No entanto, no passado, as universidades tinham uma importância distinta, um papel diferente. Reunimos um conjunto de universidades que primam pela antiguidade. Conheça algumas das universidades mais antigas do mundo. Entre elas está uma portuguesa que começou por surgir em Lisboa, mas que se estabeleceu em Coimbra…

Neste ranking, apenas estão as instituições que se encontram em atividade até à atualidade. Elas mantiveram-se sempre no seu formato original, mesmo que algumas possam ter fechado temporariamente devido a determinados acontecimentos. A ocorrência de guerras é um dos fatores externos que levou à sua interrupção.

Devido à definição moderna do que é uma universidade, neste ranking não surgem instituições antigas que hoje são reconhecidas como universidades. Por exemplo, embora a Universidade de al-Qarawiyyin, em Marrocos, seja antiga, segundo os parâmetros avaliados, só passou a cumprir os critérios de uma universidade moderna após a sua reestruturação em 1963.

Deste modo, apesar da Universidade de al-Qarawiyyin ser considerada a mais antiga do mundo pela UNESCO e pelo Guinness Book of World Records, não surge neste ranking que apenas se centra em Universidades europeias que cumprem esses critérios estabelecidos.

10. Universidade de Macerata (empate): Ano em que a Universidade foi fundada: 1290; Localização da Universidade: Macerata, Itália.

Esta universidade encontra-se no interior das muralhas medievais do centro histórico da cidade. Esta pequena instituição localiza-se perto da costa do Adriático, num espaço pitoresco e encantador.

A Universidade de Macerata é especializada em Ciências Humanas e Sociais. Apesar de apresentar um tamanho reduzido, tem muito para oferecer. Esta instituição também tem alguns cursos disponibilizados em inglês.

10. Universidade de Coimbra (empate), 1290: A Universidade de Coimbra é a única representante portuguesa neste ranking. Ao longo do tempo, esta universidade apresentou um trajeto distinto e passou por mudanças. Inicialmente, foi criada em Lisboa, mas instalou-se em Coimbra em 1537. Esta universidade permanece na cidade dos estudantes desde então. Em 2013, a Universidade de Coimbra tornou-se Património Mundial da Humanidade.

9. Universidade de Valladolid, Espanha (1241): Esta instituição castelhana apresenta uma arquitetura gótica e barroca de grande beleza. Os seus edifícios tornaram-se bastante populares. Na Universidade de Valladolid, existem fortes associações culturais com a música e com o teatro da região.

O sistema de bibliotecas desta universidade também é bastante enaltecido e tem um património fascinante. Com quase 1 milhão de documentos, é um tesouro de valor inestimável.

8. Universidade de Siena, Itália (1240): Esta universidade tem uma longa histórica e uma importância inegável, para a cidade e para o país. Por aqui, estudaram vários papas medievais.

Contudo, atualmente, a Universidade de Siena é mais famosa pelos programas em direito, medicina e economia. Embora haja historiadores a determinarem outro ano de origem, a própria universidade defende que 1240 é o ano da sua fundação.

7. Universidade de Nápoles Federico II, Itália (1224): O Imperador Romano Frederico II esteve na origem desta Universidade. São Tomás de Aquino foi um dos primeiros alunos da Universidade de Nápoles Federico II. Provavelmente, um dos mais populares.

Esta instituição foi criada com o propósito de desenvolver uma classe de advogados e de burocratas de excelência, elementos de elite capazes de elaborar e defender leis com o rigor exigido.

Contudo, atualmente, esta Universidade é reconhecida como uma das maiores e mais poderosas da Itália moderna.

6. Universidade de Pádua, Itália (1222): Esta universidade foi fundada por um grande grupo de professores e estudantes da Universidade de Bolonha. Ao longo da história, várias das figuras mais influentes da Europa passaram pela Universidade de Pádua, especialmente grandes nomes das ciências e das artes.

Atualmente, esta instituição mantém-se como uma entidade influente e prestigiada. A Universidade de Pádua disponibiliza cursos em diversos departamentos (mais de 30!).

5. Universidade de Cambridge, Reino Unido (1209): Esta Universidade foi fundada por professores e estudantes da Universidade de Oxford. O desenvolvimento contínuo desta universidade fez com que ganhasse grande reputação.

Atualmente, a Universidade de Cambrige é reconhecida como das melhores instituições de ensino do mundo. John Harvard, ex-aluno desta instituição, teve um papel importante a fundar a universidade mais antiga dos EUA. A Universidade de Harvard foi fundada em 1636.

4. Universidade de Paris, França (1150): Esta universidade tem uma história singular. A Universidade de Paris foi fechada no ano de 1793, na sequência da Revolução Francesa. Mais tarde, em 1806, esta universidade foi reaberta por Napoleão Bonaparte.

A Universidade de Paris foi dividida em 13 universidades autónomas, após terem sido realizadas reformas educacionais nacionais em 1970. Voltaire, Honoré Balzac, Jean-Paul Sartre e Marie Curie são algumas das figuras francesas relevantes que estudaram nesta universidade.

3. Universidade de Salamanca, Espanha (1134): A Universidade de Salamanca foi fundada no século IX, no reino medieval de Leon, por Alfonso, sendo reconhecida como a universidade mais antiga do mundo hispânico.

Esta instituição de ensino teve um papel determinante na formação de personalidades que tiveram impacto no planeta. Cristóvão Colombo, que ajudou-nos a descobrir um Novo Mundo, passou por esta instituição.

2. Universidade de Oxford, Reino Unido (1096): Além de ser a universidade de língua inglesa mais antiga do mundo, a universidade de Oxford é uma das instituições académicas mais respeitadas.

Ao longo do tempo, alguns dos seus alunos tornaram-se pessoas de grande relevância global, existindo vários nomes que realizaram feitos que contribuíram para o desenvolvimento da sociedade. 

1. Universidade de Bolonha, Itália (1088): Existem historiadores que defendem que esta Instituição só evoluiu para uma organização de padrão universitário na década de 1150. Apesar dessa tese, geralmente, a Universidade de Bolonha é reconhecida pela sua antiguidade pela maioria dos investigadores. Embora tenha perdido a relevância que teve noutros tempos, permanece como uma das 200 melhores universidades do mundo.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE