CHUC

Hospitais da Universidade de Coimbra ativam nível 2 de contingência devido à gripe

Notícias de Coimbra | 56 minutos atrás em 30-12-2025

Os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) ativaram o nível 2 de contingência no Serviço de Urgências, devido ao aumento do número de doentes com infeções respiratórias, sobretudo gripe A, e à pressão acrescida na necessidade de internamento.

PUBLICIDADE

publicidade

A medida visa segregar os doentes com infeções respiratórias dos demais e alocar mais espaços e recursos humanos para garantir o atendimento adequado.

PUBLICIDADE

O diretor do Serviço de Urgências, Henrique Alexandrino, explicou que a situação é acompanhada diariamente, tanto a nível tático no serviço, como a nível estratégico pelo Conselho de Administração. “Houve necessidade de alterar os fluxos dentro do Serviço de Urgências, alocando mais recursos para tratar os doentes com infeções respiratórias devido ao aumento destes casos”, afirmou.

Alexandrino apelou à população para que utilize com bom senso os serviços de urgência. Pacientes com sintomas ligeiros de gripe ou infeção respiratória devem recorrer primeiro aos centros de saúde da sua área de residência ou à linha SNS24, que faz uma triagem adequada das queixas. O objetivo é garantir que os recursos hospitalares sejam preservados para doentes com risco de vida ou risco de perda de função de órgãos ou membros.

O diretor reforçou que os fenómenos epidemiológicos são muito dinâmicos e que a situação será avaliada diariamente. Caso necessário, o nível de contingência pode ser escalado para o nível 3, ou reduzido para o nível 1, dependendo da evolução do número de casos.

Apesar dos aumentos recentes, o serviço mantém a triagem segundo os critérios da Triagem de Manchester, garantindo que os doentes mais graves são atendidos imediatamente. Sobre a disponibilidade de macas, Alexandrino garantiu que existe uma reserva tática e estratégica, utilizada para equilibrar picos de afluência.

O diretor sublinhou ainda a importância de bom senso e responsabilidade individual, especialmente durante períodos de festa, preservando a saúde própria e dos outros, e respeitando o trabalho dos profissionais de saúde, socorro e segurança que prestam serviço contínuo à população

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE