Primeira Página

5 dias de angústia e o mistério continua: José Rosa ainda está desaparecido na Serra da Lousã

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 30-12-2025

Prosseguem esta terça-feira, 30 de dezembro, pelo quinto dia consecutivo, as buscas por José Rosa, de 72 anos, desaparecido desde a tarde do dia de Natal na Serra da Lousã.

PUBLICIDADE

publicidade

Apesar da redução do número de meios no terreno, os Bombeiros Municipais da Lousã continuam envolvidos nas operações, assim como a GNR, que mantém patrulhas de vigilância na zona.

PUBLICIDADE

O idoso foi visto pela última vez junto ao Castelo da Lousã, cerca das 16:10 do dia 25 de dezembro. Até ao momento, as buscas continuam sem resultados.

Em declarações ao Notícias de Coimbra, o presidente da Câmara Municipal da Lousã, Victor Carvalho, explicou que as autoridades permanecem atentas à situação. “A autoridade, a GNR, continua no terreno, com apoio dos meios municipais, a tentar encontrar pistas ou indícios. Até ao momento, não tivemos nenhuma indicação de que pudesse estar perdido na serra ou ter sofrido algum acidente”, afirmou.

O autarca sublinhou ainda que José conhece bem aquele local. “É uma pessoa que conhece bem a serra, conhece-a como poucos. É um homem simples, pacífico e amante da natureza. Não vemos nada que indique que este desaparecimento seja normal”, referiu.

Outro fator que dificulta as diligências é o facto de o desaparecido não possuir telemóvel nem utilizar redes sociais. “Ele não tem telemóvel, não está contactável e não usa redes sociais. Esperamos que esteja bem, mesmo sem se aperceber de que todos estamos à sua procura”, acrescentou.

As autoridades continuam a mobilizar meios da GNR, bombeiros e voluntários locais, que têm percorrido trilhos, ribeiras e zonas próximas do último local onde o septuagenário foi visto.

“Houve um esforço intenso no terreno, mas até agora não foram encontrados indícios. O trabalho vai continuar, e apelamos a qualquer pessoa que possa fornecer informações que nos contacte”, concluiu o presidente da Câmara.

O caso permanece sob acompanhamento das forças de segurança e do município, na expectativa de que José Rosa seja localizado em segurança nos próximos dias.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE