Portugal

Estes cães sobreviveram aos maus-tratos e agora precisam de uma família

Notícias de Coimbra | 10 minutos atrás em 29-12-2025

Os três cães sobreviventes do caso de abandono em Gondomar, denunciado pelo IRA e pelo PAN através das redes sociais a 27 de dezembro, ficaram ao encargo da organização de resgate animal.

PUBLICIDADE

publicidade

Este domingo, atualizou o estado de saúde de um dos patudos.

PUBLICIDADE

A equipa do Núcleo de Intervenção e Resgate Animal partilhou um vídeo do buldogue francês bege, que já tinha sido visto num primeiro momento na segunda filmagem divulgada aquando da denúncia do caso.

Na atualização, a associação revelou que todos os cães foram avaliados por médicos veterinários e já tiveram alta.

Sobre o estado clínico do buldogue, o IRA explica que o animal “tem displasia da anca direita e uma alteração nas vértebras compatível com trauma”. Foi ainda detetado que as fezes do patudo continham “grandes pedaços de plástico”, o que indica que terá ingerido objetos por não ter acesso a alimentação adequada.

O cão, que surge agora a andar com o apoio de uma cadeira de rodas, pode ser visto a deslocar-se em direção aos biscoitos que o incentivam a mover-se. O núcleo adianta ainda que o animal sofre de uma otite, para a qual já se encontra medicado.

Apesar dos problemas identificados, a associação garante que a situação clínica está a ser resolvida e sublinha que o patudo “apresenta-se estável e bastante bem disposto com esta reviravolta na sua vida”. O IRA conclui deixando um apelo, referindo que o cão “vai precisar de uma família muito especial para lhe dar a alegria que ele merece”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE