Crimes

Transferência fantasma faz desaparecer 25 mil euros. Banco fala em “vírus”

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 4 horas atrás em 29-12-2025

Um empresário e proprietário de uma empresa de distribuição de gás e rações em Torre de Dona Chama, no concelho de Mirandela, perdeu cerca de 25 mil euros na sequência de transações bancárias fraudulentas, ocorridas há cerca de um mês.

PUBLICIDADE

publicidade

Em declarações ao Correio da Manhã, o empresário explicou que tudo começou quando tentou realizar uma transferência bancária para um fornecedor. “Dias depois descobrimos que esse dinheiro nunca chegou ao destino porque o IBAN foi alterado”, afirmou. Segundo o próprio, já antes tinha sido detetada uma outra transferência, no valor de quase cinco mil euros, que garante nunca ter autorizado.

PUBLICIDADE

O empresário, cliente do Novo Banco, refere que comunicou de imediato a situação à instituição bancária, tendo sido informado da existência de outras tentativas de transferência, sem que tivesse recebido qualquer alerta ou notificação. “Nunca fomos avisados de nada”, sublinha, apontando responsabilidades ao banco.

Por sua vez, a instituição bancária admite a possibilidade de ter existido um “vírus malicioso”, referindo também que as operações terão sido realizadas com autorizações do cliente. Uma versão que a alegada vítima contesta, garantindo que mandou analisar o computador utilizado nas operações bancárias, sem que tivesse sido detetado qualquer software malicioso.

Aquele jornal apurou ainda a existência de outro empresário lesado, que preferiu não prestar declarações, mas confirmou ter perdido quase dez mil euros em circunstâncias semelhantes.

O caso está agora a ser analisado, levantando dúvidas sobre os mecanismos de segurança e alerta nas operações bancárias eletrónicas.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE