Em agosto de 2026, Portugal terá a oportunidade rara de observar um eclipse solar total, embora apenas em algumas zonas do país.
O fenómeno será visível em sua totalidade no Parque Natural de Montesinho, em Bragança, mas em grande parte de Portugal será um eclipse parcial, com o Sol sendo obscurecido até 98,2% no Porto e 94,5% em Lisboa.
O eclipse ocorrerá no dia 12 de agosto e durará cerca de 26 segundos na sua fase total, no nordeste transmontano. Durante esse breve momento, o dia transformar-se-á em noite, o que irá provocar uma queda na temperatura e fará com que animais se recolham, escreve o Jornal de Notícias.
Este será o primeiro eclipse solar total em Portugal desde 1912, e o próximo só ocorrerá em 2144, tornando o evento um momento imperdível para várias gerações. O fenômeno será visível numa faixa estreita que atravessa o Ártico, a Groenlândia, Islândia, Espanha e Portugal.
Se o céu estiver limpo, muitos poderão assistir ao eclipse na costa atlântica, especialmente nas zonas de Lisboa e Porto.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
