Na noite de 24 para 25 de dezembro, após a tradicional consoada em família, a União das Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila, em Coimbra, voltou a celebrar o Natal com iniciativas que preservam costumes antigos e fortalecem o espírito comunitário.
No Ameal, como já é hábito, realizou-se uma pequena celebração religiosa que assinalou o nascimento do Menino Jesus, na Capela de Nossa Senhora da Alegria, recentemente renovada. A cerimónia incluiu o tradicional gesto de beijar ou fazer vénia ao Menino, num momento de recolhimento e partilha entre os fiéis.

Paralelamente, um grupo de jovens da localidade acendeu o tradicional Madeiro, símbolo de união e celebração natalícia.

Também em Arzila, um grupo de jovens manteve viva a tradição ao acender o Madeiro no largo da Igreja. Este, considerado por muitos como o maior da região, deverá permanecer a arder até ao Ano Novo, atraindo visitantes e reforçando o convívio entre a população.

Estas iniciativas demonstram a vitalidade das tradições locais e o envolvimento da comunidade, em especial dos mais jovens, na preservação do património cultural e religioso da região.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

You must be logged in to post a comment.