Coimbra

Sons e histórias contadas neste presépio em Antanhol

António Alves | 4 horas atrás em 24-12-2025

Estrutura feita por Carlos Santos está exposta num pavilhão da União das Freguesias de Assafarge e Antanhol em Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

São mais de 680 peças colocadas numa estrutura feita de propósito para esta mostra de presépios. Depois de muitos anos na esfera familiar, Carlos Santos foi convidado pelo autarca António Teodoro para dar a conhecer aquele que é um projeto iniciado pelo seu avô, prosseguido pelo seu pai e que espera ter continuidade pelos netos.

PUBLICIDADE

publicidade

“Neste presépio há aqui peças que têm garantidamente mais de 80 anos, há aqui peças que têm vindo a ser adicionadas ao presépio, porque é um gosto. E sempre que encontramos uma peça nova ou uma peça que nos atrai, aí está ela a entrar para o presépio”, afirmou ao Notícias de Coimbra.

Ao longo da sua história, o responsável recorda que nunca conseguiu expor todas as peças que tem, tendo há alguns anos atrás recebido um ultimato da esposa. “Para o instalar, tinha que sair o sofá da sala, até que me foi dito que o presépio tinha de sair de lá pois precisava lá do sofá. Então o presépio veio para a garagem e andou lá há alguns anos, sempre a ser montado, até que surgiu este convite”, recordou.

Clique nas imagens e veja alguns pormenores do presépio

Cada ano em que era construído na sala ou na garagem o responsável Carlos Santos ia inovando, mecanizando algumas peças. “Cada ano tem que entrar aqui qualquer coisa nova”, afirmou, lembrando que este ano teve de inovar pois uma das peças avariou-se.

“Teve que se fazer manutenção e, dessa forma, criou-se outra peça”, disse, antes de dar a conhecer alguns dos principais pormenores do presépio que pode ser conhecido diariamente entre as 15:00 e as 18:00 no Pavilhão Multiusos, situado na Estrada Principal de Antanhol, até ao dia 6 de janeiro.

Veja o Direto NDC com Carlos Santos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE