A Festa de Natal no polo Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) levou aos doentes a magia da época, através do talento, da criatividade e da generosidade dos alunos de Medicina.
Organizada pelo Departamento de Voluntariado e Intervenção Social do Núcleo de Estudantes de Medicina, em colaboração com o Serviço de Humanização da ULS de Coimbra, estas atividades decorreram no átrio de cada piso de internamento para maior segurança e comodidade dos doentes.
Foi uma tarde de animação, repleta de música, dança, jogos e muitas surpresas, que proporcionaram um momento particularmente especial, em que a juventude, a arte e o afeto se encontraram com quem mais necessita de esperança e companhia.
A iniciativa criou pontes de ternura entre gerações, através de pequenos gestos — um sorriso, uma conversa ou uma presença — capazes de fazer a diferença.
Os estudantes de Medicina entregaram pequenas lembranças aos doentes, preparadas com carinho por crianças dos jardins-de-infância da cidade, num gesto simbólico que reforça a ligação e a união da comunidade.
Para os futuros médicos, esta colaboração representou uma oportunidade de viver a essência do cuidado — com delicadeza, empatia e compaixão — contribuindo para a formação de uma nova geração de profissionais capazes de unir ciência, sensibilidade e compromisso humano.
O Serviço de Humanização da ULS de Coimbra, criado em junho de 2025, está empenhado na promoção de um voluntariado diferenciado com estudantes de Medicina, através de projetos inovadores que permitam aos futuros médicos contactar com a fragilidade humana e desenvolver competências relacionais e de comunicação.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
