O Comando Territorial da GNR da Guarda lançou um alerta à população para um novo método utilizado por grupos organizados para assaltar pessoas, sobretudo em parques de estacionamento de superfícies comerciais, bombas de gasolina e nas imediações de caixas multibanco.
O esquema, conhecido como “método da sementeira”, consiste em lançar deliberadamente um objeto para o chão — como uma moeda, um molho de chaves ou outro item — junto da vítima. Ao sair do veículo ou ao baixar-se para apanhar o objeto, a vítima acaba por se distrair, momento que é aproveitado pelos assaltantes para furtar rapidamente bens do interior da viatura ou que se encontrem no solo.
De acordo com a GNR, as vítimas são previamente escolhidas, sendo normalmente pessoas que se encontram sozinhas. Os criminosos atuam sempre em grupo: enquanto um dos indivíduos lança o “isco”, os restantes recolhem sacos, malas ou outros bens de valor. A fuga é feita de imediato, recorrendo a um automóvel onde aguarda outro cúmplice.
Apesar de não existirem números concretos sobre a ocorrência deste tipo de crime em Portugal, em Espanha a Guardia Civil deteve, há poucos meses, oito pessoas envolvidas neste esquema, após a prática de cerca de 20 roubos apenas na zona de Madrid.
A GNR deixa vários conselhos de segurança à população, nomeadamente: nunca perder de vista os pertences pessoais em espaços públicos ou estacionamentos, desconfiar de abordagens inesperadas ou de movimentos suspeitos nas imediações e trancar sempre o veículo, mesmo durante paragens rápidas.
As autoridades apelam ainda à denúncia imediata de situações suspeitas, como forma de prevenir este tipo de criminalidade e reforçar a segurança dos cidadãos.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
