Cinco pessoas morreram após uma inundação numa mina de carvão na província de Heilongjiang, no nordeste da China, informou hoje a agência noticiosa oficial Xinhua.
As vítimas ficaram presas na mina Datonggou, localizada na vila de Huanan, e foram encontradas sem sinais vitais pelas equipas de resgate, que concluíram hoje as operações.
O acidente ocorreu no domingo às 04:30 locais (20:30 de sábado, em Lisboa), quando uma inundação atingiu os túneis da mina, deixando cinco trabalhadores retidos no subsolo.
As autoridades chinesas abriram um inquérito para apurar as causas do sinistro e avançaram que os trabalhos de gestão do pós-acidente já estão em curso.
Apesar do reforço da fiscalização e das medidas de segurança nas minas de carvão, principal fonte de energia da China, continuam a ocorrer acidentes mortais com regularidade.
Dados oficiais indicam que entre 2018 e 2023 morreram mais de 3.000 pessoas no setor mineiro chinês, uma redução de 53,6% face ao quinquénio anterior.
O incidente coincide com uma campanha nacional que visa combater a exploração ilegal de recursos minerais e reforçar os mecanismos de segurança em 12 regiões chinesas, sob coordenação de vários ministérios e agências estatais.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
