Economia

“Machimbombos” dos SMTUC vão ser trocados

António Alves | 50 minutos atrás em 22-12-2025

São 10 veículos do fabricante turco Otokar.

PUBLICIDADE

publicidade

A presidente da câmara de Coimbra disse que já conseguiu resolver o problema relativo aos 10 autocarros elétricos da marca Otokar. Na intervenção feita durante a Assembleia Municipal, Ana Abrunhosa lamentou que a anterior administração tivesse optado por “troca de mails” com a empresa ao invés de resolver o problema.

PUBLICIDADE

publicidade

Recorde-se que, nestes veículos, as avarias eram regulares desde a altura em que “tentaram” começar a operar, estando neste momento “todos parados”.

“O problema existe desde abril e, durante esse período, andamos com mails para trás e para a frente”, disse, criticando o facto da administração não ter feito o que deveria ser a sua gestão “do dia a dia”.

Para ajudar a resolver o problema, decidiu reunir com a empresa que, dessa forma, garantiu fazer a troca dos veículos. Mas, o que é certo, é que tal só irá acontecer daqui a… 10 meses.

Ainda sobre os SMTUC, Ana Abrunhosa lamentou que a câmara tenha de “tapar um buraco” financeiro anual da ordem dos 15 milhões de euros, salientando que a sua gestão terá de sofrer “uma mudança radical”.

Recorde-se que os autocarros Otokar E-Kent C entraram oficialmente ao serviço no dia 1 de março, após um mês de testes em contexto real, realizados em fevereiro. No entanto, poucos meses depois, todos os veículos se encontram imobilizados com problemas técnicos.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE