Primeira Página

Profissionais dos Covões ganham voto de louvor da Assembleia Municipal de Coimbra

António Alves | 2 horas atrás em 22-12-2025

Proposta foi apresentada pela bancada municipal do Chega.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a proposta, os deputados do Chega reconhecem que “o Hospital dos Covões enfrentou um dos seus maiores desafios com o encerramento definitivo do Serviço de Urgência, uma decisão anunciada pela Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, justificada pela análise do perfil de atividade, que registava apenas 10 a 15 utentes por dia, e pela falta de médicos”.

PUBLICIDADE

publicidade

No entender desta bancada, a medida, “que transformou a urgência num Centro de Atendimento Clínico, tem gerado ampla contestação por parte de utentes, profissionais de saúde e forças políticas, sendo vista como o culminar de um processo de desvalorização sucessiva do hospital ao longo de anos”.

“Apesar da controvérsia, os profissionais do Hospital dos Covões – médicos, enfermeiros, técnicos, assistentes operacionais e demais equipas – têm demonstrado uma resiliência e dedicação exemplares. Mesmo perante a redução de serviços e a pressão resultante do redireccionamento de utentes para outras unidades, como evidenciado pela redução de 17% nas admissões nas urgências da ULS de Coimbra, estes profissionais continuam a prestar cuidados de saúde com profissionalismo, empatia e compromisso inabalável”, referem.

Esta proposta obteve 28 votos a favor (19 PS, 3 Chega, 3 Nós Cidadãos, 2 PAN e 1 BE) e 20 abstenções (11 PSD, 3 CDS, 2 CDU, 2 Livre, 1 IL e 1 PPM).

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE