Na localidade da Fala, em São Martinho do Bispo, Coimbra, há um presépio que já faz parte do Natal da freguesia. O autor é André Borralho, de 24 anos, residente na própria freguesia, que herdou do pai a paixão pelos presépios e transformou um pequeno projeto familiar numa tradição aberta ao público.
Tudo começou em casa, com cerca de 10 a 30 figuras. Há seis a sete anos, o número de peças começou a crescer significativamente e, há cerca de cinco anos, o presépio ganhou casa fixa na antiga loja de ferragens dos pais. No início, ocupava apenas metade da sala inferior, mas a adesão do público fê-lo crescer. No segundo ano passou a ocupar toda a sala de baixo e, no terceiro, alargou-se à sala superior.
Hoje, o presépio conta com cerca de 1500 peças, entre elas figuras com mais de 60 anos, herdadas pela família. O presépio “ganha vida” com o movimento de 14 figuras, conseguido através de um mecanismo feito por André e pelo seu sogro. Algumas peças, especialmente as “casinhas” e “barraquinhas” são feitas de material reciclado, como, por exemplo, o telhado das casas são de cartão cortado e pintado.
Todos os anos, André inova o seu presépio, de modo a não se repetir, colocando uma leitura e curadoria diferentes ou até introduzindo novas peças. Este ano, o presépio conta com duas novidades: um hospital em movimento e um oleiro.
Um presépio desta dimensão requer tempo e esforço. André, mesmo com a agenda preenchida de trabalho, consegue conciliar a construção desta sua paixão. A construção do presépio inicia-se no início de novembro e, por norma, termina a 1 de dezembro. Porém, este ano o término deu-se a 10 de dezembro por motivos externos. Ainda assim, mantém o objetivo intacto: criar algo bonito para partilhar com os outros. “Faço isto não para ter apoio, mas sim porque gosto. Não quero nada em troca, só quero que apreciem o trabalho como eu aprecio”, afirma.
Em Fala, o Natal ganha forma, movimento e memória com o presépio de André Borralho: uma tradição viva, feita de paixão, dedicação e identidade local.
Clique para ver a fotogaleria:



















PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

You must be logged in to post a comment.