Durante a época festiva, as tentações são muitas: rabanadas, bolo-rei, arroz doce e pudim. Para muitos, a dieta fica esquecida e a mesa de Natal transforma-se num verdadeiro festival de calorias.
Estudos recentes revelam que, em média, um adulto pode consumir cerca de 6.000 calorias só no dia de Natal. Este valor pode ser o dobro do recomendado para um dia normal, o que explica os excessos alimentares típicos da época. Contudo, embora o aumento de peso seja uma preocupação para muitos, os especialistas apontam que este ganho é temporário e não deverá ter grandes consequências, desde que o indivíduo retome os hábitos saudáveis depois das festividades, revela o Notícias ao Minuto.
De acordo com uma pesquisa publicada, o ganho médio de peso durante este período foi de 1,2 kg, o que representa cerca de 1,35% de aumento no peso corporal. No entanto, esse aumento diminui a partir de janeiro, sugerindo que a maior parte do ganho ocorre devido aos excessos do Natal e Ano Novo. Ou seja, é possível que o peso extra se perca rapidamente após as festas.
Um outro estudo, baseado em 272 participantes, indicou que os consumidores mais descontrolados ganharam cerca de 370 gramas entre novembro e janeiro. No entanto, a autora Amanda Daley destacou que pequenas intervenções durante o Natal, como ajustes na alimentação e atividade física, podem ajudar a prevenir o ganho permanente de peso.
Portanto, se não quiser começar o novo ano com alguns quilos a mais, o melhor é equilibrar os prazeres da época com uma dose de moderação.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
