Região

Região de Coimbra aprova orçamento de 33 milhões para o período 2026-2030

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 horas atrás em 19-12-2025

A Assembleia Intermunicipal da Região de Coimbra aprovou, hoje, por unanimidade, o orçamento e o Plano de Atividades para 2026-2030 no montante superior a 33 milhões de euros (ME), que reforça a aposta na mobilidade e nos transportes.

PUBLICIDADE

publicidade

O documento, com uma dotação de 33,7 ME, consolida “projetos estruturantes como o SIT [Sistema Intermunicipal de Transportes] Metropolitano e o SIT Flexi”, anunciou esta tarde a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Em comunicado enviado à agência Lusa, aquela entidade salientou que o plano abrange áreas transversais aos 19 municípios — da proteção civil à transformação digital e turismo — com o foco na execução dos projetos financiados e do ITI (Investimento Territorial Integrado) no quadro do Portugal 2030.

Segundo a nota, a proposta de Orçamento e Plano de Atividades tinha sido aprovada, previamente, em reunião do Conselho Intermunicipal, realizada no dia 11 de dezembro.

Durante a assembleia, foi também eleita a nova mesa, com José Brito (Pampilhosa da Serra) como presidente, José Carlos Alexandrino (Oliveira do Hospital) como vice-presidente, e André Melo (Mealhada) como secretário.

O presidente cessante, Luís Marinho, foi ainda homenageado “pela sua dedicação à presidência da Assembleia Intermunicipal da Região de Coimbra com uma visão estratégica, em prol da coesão territorial”.

“A sua liderança construtiva e inegável paixão pela Região de Coimbra deixam uma marca indelével na história da Assembleia e do Território”, lê-se no comunicado.

Os membros da Assembleia Intermunicipal aprovaram também, por maioria, a reeleição de Jorge Brito como secretário executivo intermunicipal.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE